No dia 01 de maio de 1931 o edifício Empire State, com 104 andares, era inaugurado em Nova York. Ele é considerado o mais alto do mundo durante muitos anos. Erguendo-se a 443 metros no céu de Nova York, o Empire State Building é o mais perfeito e duradouro símbolo da cidade, uma realização prometeica que surgiu durante a Grande Depressão. Ele reinou como o edifício mais alto do mundo por mais de 40 anos e, desde 2001, quando as Torres Gêmeas caíram, é novamente o mais alto da cidade. Embora talvez não seja o mais belo dos arranha-céus de Nova York (o Chrysler Building geralmente ganha esse título), é sem dúvida o seu mais emblemático e amado, seu topo em arte déco ilumina-se com as cores do Natal, transformando-o em um farol que marca o centro metafórico da cidade.
1500 – Pero Vaz de Caminha anuncia o feito da frota de Pedro Álvares Cabral, que descobriu o Brasil em 22 de abril, ao rei Dom Manuel, através de uma carta datada em 1° de maio. O documento notabiliza-se como o mais importante relativo à descoberta do Brasil, pela riqueza de detalhes.
1786 – A ópera As Bodas de Fígaro, de Mozart, estréia em Viena, com muito sucesso.
1808 – É proclamado no Brasil estado de guerra entre a Casa de Bragança e a família napoleônica.
1827 – Francisco Antonio Pinto assume a presidência do Chile após a renúncia de Ramón Freire.
1844 – Uma notícia é transmitida, pela primeira vez, por telégrafo, de Baltimore para Washington.
1851 – Justo José de Urquiza faz um pronunciamento na Argentina contra Juan Manuel de Rosas.
1853 – O Congresso Constituinte Argentino aprova a Constituição Federal da República. Buenos Aires não aceita e forma um estado independente, que dura até 1859.
1861 – José María Acha é eleito presidente da Bolívia.
1865 – É criada a Tríplice Aliança entre Brasil, Argentina e Uruguai para enfrentar o Paraguai, regido pelo marechal Francisco Solano López.
1879 – O governo argentino decreta a devolução ao Paraguai do território estipulado no acordo do presidente norte-americano Ruthenford E. Hayes em outubro do ano anterior.
1917 – Venustiano Carranza toma posse do cargo de presidente da República do México.
1917 – Morre José Enrique Rodó, escritor uruguaio.
1931 – O edifício Empire State, con 104 andares, é inaugurado em Nova York. Ele é considerado o mais alto do mundo durante muitos anos.
1934 – Nasce Cuauhtemoc Cárdenas, político mexicano.
1936 – É organizada a Frente Popular da Esquerda na Argentina.
1940 – A lei do salário-mínimo é anunciada no Brasil. O país foi dividido em regiões para que o salário fosse fixado de acordo com a produção e a necessidade de cada região.
1948 – A Conferência Panamericana é celebrada na Colômbia, marcando o nascimento da Organização dos Estados Americanos (OEA).
1958 – Arturo Frondizi toma posse da presidência da República Argentina.
1962 – Fidel Castro proclama que Cuba é, oficialmente, uma República Democrática e Socialista.
1966 – Carlos Lleras Restrepo, do partido Liberal, é eleito presidente da Colômbia.
1967 – Anastasio Somoza toma posse da presidência da República da Nicarágua.
1973 – O presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, assume a responsabilidade do caso Watergate. As investigações indicavam que um antigo assessor de Nixon, G. Gordon Liddy, advogado pertencente à comissão para a reeleição, e James McCord Jr. tinham planejado a operação de espionagem contra os democratas em 1972.
1984 – É decretado estado de sítio na Colômbia, como conseqüência do assassinato do ministro da Justiça.
1985 – O governo dos Estados Unidos anuncia um embargo comercial absoluto contra a Nicarágua.
1994 – O Partido Social Cristão ganha as eleições gerais no Equador.
1994 – Morre Ayrton Senna, piloto brasileiro de Fórmula 1. O acidente aconteceu na 6ª volta do GP de Ímola. Senna estava liderando a corrida com 0,675s na frente do Benetton de Michael Schumacher. Ayrton bateu na curva Tamburello e veio a falecer logo em seguida.
2001 – O presidente norte-americano, George W. Bush, anuncia a construção do escudo antimíssel de largo alcance (NMD), que violaria o Tratado de Mísseis Antibalísticos (ABM) firmado com a URSS em 1972.