Que a política é uma verdadeira caixinha de surpresas todos sabemos. Mas é por falta de postura e principalmente por não cumprir com o que costumeiramente prometem e se comprometem a fazer, é que a classe política está em uma verdadeira decadência no Brasil. E não precisamos ir muito longe, basta olharmos ao nosso redor para ver e perceber, que o que mais temos, é promessas vazias e políticos despreparados em nossa sociedade.
Analisando apenas por Xanxerê, muitos ainda aguardam a mesa prometida pelo vereador Dentinho, que logo após eleito afirmou que colocaria uma mesa no passeio público em frente à Câmara de Vereadores para prestar expediente e atendimento em período integral. Talvez o problema para essa promessa se tornar realidade, tenha sido as constantes e inúmera$$$ viagen$$$ realizada$$$.
Quem também andou rasgando o baixeiro foi o empresário Edson Marció (PSD), que ainda em 2023, andou pousando em fotos no gabinete do Prefeito Oscar Martarello, assumindo compromisso em apoia-lo na campanha para reeleição. O mesmo andou ocorrendo com o vereador Evandro Berto (PP) que até poucos dias andava abraçado ao Prefeito, tendo inclusive sido líder do governo na Câmara e Secretário Municipal, e hoje ao que tudo indica, literalmente virou o cocho.
Em eleições passadas, a denominação dada era de “Terceira Via”, nos dias atuais é a “aliança”, que une os partidos PSD, PODEMOS, Progressista e Republicanos, com objetivo de fazer frente ao Prefeito Oscar Martarello nas eleições deste ano. Resta saber, quanto tempo esse casamento irá durar!
Além do visual excêntrico, o Presidente da Câmara de Vereadores de Xanxerê, Cabo Oliveira (PL), que surpreendeu a todos ao aparecer totalmente “careca”, também se mostra ser “um novo homem”, indo em defesa ao Prefeito Oscar Martarello. Atitude que também já foi percebida nas falas do também vereador liberal, Serginho Nunes.
Talvez pelo fato de Martarello ter migrado ao PL, obrigou ambos a mudar de postura e discurso, afinal de contas até então, ambos apenas sabiam criticar o governo municipal.
O que é fato e o que é boato? Eis que a falta de capacidade e competência em interpretar textos, falas e até mesmo em apresentar um discurso claro e objetivo, faz com que parte dos poucos gatos pingados que acompanham as sessões da Câmara de Vereadores de Xanxerê, fiquem sem compreender o que determinados vereadores querem dizer. E para piorar a situação e imagem do legislativo municipal, nem os próprios vereadores conseguem se entender, gerando assim um clima por vezes tenso e de debate com apresentações de “fontes”, muitas vezes até mesmo tiradas do “alguém disse e compartilhou”.