Em Abelardo Luz, mulheres ocupam cargos de chefia em três secretarias municipais, sendo Saúde, Assistência Social e Educação. Isso representa 50% dos cargos de secretariados ocupados atualmente. Além disso, as mulheres são maioria entre os servidores do Município, 65% do total dos cargos.
“Estar à frente de uma secretaria tão importante quanto a Saúde demonstra que mulheres também podem assumir grandes responsabilidades, que incluiu o desempenho de um grupo de profissionais que atendem diretamente a população, realizar a direção, planejamento, finanças de um setor” frisa a secretária de Saúde, Marivane da Cunha.
A procuradoria do Município também é ocupada pela primeira vez na história por uma mulher e o setor jurídico composto apenas por mulheres. “É uma satisfação ocupar um cargo que historicamente sempre foi ocupado por procuradores homens, estar à frente da procuradoria municipal prova que as mulheres podem ser o que quiserem e estar onde escolherem estar, pois o conhecimento não escolhe o gênero, o gênero escolhe ter o conhecimento”, enfatiza.
Para a secretária de Educação, Elisangela Pascoalli, comandar a pasta da Educação exige um olhar como administradora e também como mãe, afinal de contas “estamos trabalhando com a formação de crianças, preparando elas para o futuro, mas além disso, temos uma equipe de profissionais que tem seus anseios para serem atendidos, a coordenação dessas equipes e planejamento de ações”, ressalta.
Outra mulher que está a frente de uma pasta municipal é Cassiane Nunes, que comanda a Secretaria de Assistência Social. “Hoje nos sentimentos igualmente representadas dentro da Administração Municipal, pois contamos com mulheres em diversas Secretarias, a exemplo do cargo que ocupo atualmente. Isso significa que nós mulheres estamos ocupando nossos espaços e além disso, provando que somos capazes de desempenhar essas funções”, conclui.