Uma mulher de 28 anos precisou ser encaminhada ao hospital após ser picada por um escorpião na manhã desta terça-feira, dia 5, no bairro Jardim da Serra, em Capinzal, no Oeste catarinense.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi registrada por volta das 5 horas. A moradora acionou a equipe, que a encontrou na casa, consciente e orientada, com marca de picada no animal na mãe esquerda.
Após avaliação inicial, a paciente foi conduzida pela ambulância até o hospital, para atendimento especifico. A espécie do animal não foi informada.
Cuidados
Os escorpiões são os animais peçonhentos responsáveis pelo maior número de casos de intoxicação humana no Brasil, segundo o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox/Fiocruz).
Os escorpiões podem ser encontrados em qualquer ambiente úmido, escuro e com insetos. Umidade e calor são atrativos para a espécie, já que as ocorrências de acidentes ocorrem em maioria nos meses mais quentes e úmidos do ano.
No momento da picada, os animais injetam apenas uma fração do veneno, causando dor. Entretanto, nos acidentes graves envolvendo crianças e idosos, a letalidade é considerada alta devido à toxicidade desse veneno.
Mesmo perigosos, os escorpiões são protegidos pela Lei de Fauna Silvestre. A população deve, sem se expor a risco de acidente, tentar aprisionar o animal e informar ao órgão público municipal de saúde sobre a presença do animal.