Papai Noel chegando e em alguns bairros de Xanxerê só de trenó mesmo, porque tentar desviar de buracos está impossível. Moradores, inclusive enviaram fotos para a coluna mostrando a realidade de uma das ruas no Bairro Nossa Senhora de Lourdes. É buraco em cima de buraco. Quando chove a situação fica ainda mais complicada.
A dificuldade em manter as estradas não é só problema de um ou dois bairros da Campina, mas de alguns, sem contar as comunidades do interior. Por mais que a equipes façam a manutenção, há trechos onde não tem operação tapa-buraco que resolva e ai é só dinheiro jogado fora.
A administração está com várias ruas mapeadas e com recursos assegurados para receberem pavimentação, mas ainda falta um bom pouco para ter Xanxerê 100% pavimentada. E não vale mais a casca de ovo, não, tem que ser asfalto de qualidade. A população já está farta de ganhar coelho se passando por lebre.
Ai, a administração apresenta um projeto de compra de uma área onde pagaria mais de R$ 2 milhões, para fazer um Ecoparque, sabe-se lá quando, e o povo faz o que? É claro que chove de críticas. Com tantos gargalos importantes a serem sanados não dá para aplicar o dinheiro da maneira que bem se deseja. Sim, o parque é importante, vai trazer benefício para seus usuários, mas isso não significa que a cidade toda será beneficiada, porque nem todo mundo vai se deslocar até o Bairro dos Esportes para caminhar em meio à natureza! As prioridades precisam ser revistas.
Se Xanxerê estivesse bem alinhada na saúde, nas estradas, na iluminação pública, é certo que o Ecoparque viria em uma boa hora, como uma opção de lazer e saúde, já que possibilitaria caminhadas, mas essa ainda não é a realidade de Xanxerê, por isso o povo chia, critica. A cidade precisa sim de opções, precisa pensar no futuro, mas o básico precisa estar nos conformes do contrário não dá certo.
A Associação dos Municípios do Alto Irani (Amai) encerra o ano com um saldo positivo de produtividade. A Associação ofereceu cursos e atividades que beneficiaram os 14 municípios. Agora, chega a hora da troca de gestão. A então presidente e prefeita de São Domingos, Eliéze Comachio passará a função. Três prefeitos podem ser o novo presidente da Amai, Rafael Calza – prefeito de Bom Jesus, Jurandi Osbelll – prefeito de Entre Rios, e Amélio Remor Júnior – prefeito de Ouro Verde.
E o sinal da Tim está como para os lados do Bairro Tacca, Loteamento Iop? Não é de hoje que os moradores reclamam da ausência do sinal. Quando se consegue ligação, são raras as vezes que a conversa consegue chegar ao fim, porque o sinal cai antes. Já houve movimentação, cobrança de todos os lados, até melhorou um pouco o sinal, mas está longe de ser considerado de qualidade.