Moradores do Bairro Veneza pedem para avisar que desde que começou a pandemia pelo novo coronavírus, duas lâmpadas, da iluminação pública seguem dia e noite funcionando. Uma delas está na Rua Emilio Allet e a outra na Rua Isidro Machado. Com a taxa é paga pelos consumidores, vale o recadinho para uma equipe dar uma olhada no problema.
A falta de aulas presenciais tem feito com que muitos adolescentes andem pelas ruas, mesmo com as determinações de isolamentos impostas. Mas basta dar uma olhada para fora de casa, para perceber que a piazada segue andando de bicicleta ou skate em qualquer horário. Muitos até fazem o uso de máscara, mas há que não respeite a necessidade. É lógico que ficar em casa lá com seus 14, 15, 16 anos não tarefa das mais fáceis, mas os pais e responsáveis precisam ficar atentos. Os números de infectados só aumentam na cidade.
Por falar em aumento de casos, Entre Rios, chegou até a quinta-feira (28) em 79 casos confirmados. A cidade tem pouco mais de três mil habitantes, o que dá uma taxa super alta de contaminação por habitante. A secretaria de Saúde tem buscado redobrar as medidas para conter a disseminação, mas pelo visto determinações mais drásticas serão necessárias.
Em contraponto, Xaxim está entre os municípios da Amai, com maior taxa de letalidade ocasionada pela Covid-19. Já são três mortes pelo vírus, um a menos que Chapecó. O prefeito Lírio Dagort já planeja mais leitos para atender os casos, como forma de estar preparado. Por hora a ocupação da ala para Covid-19 no Hospital Frei Bruno está suprindo a demanda, mas já se pensa em alternativas.
Pessoal acima dos 60 anos, considerado grupo de risco para o agravamento do novo coronavírus, vem sentindo não só o peso de evitar a doença, mas o certo distanciamento e preconceito que se envolveu na questão. Com o decreto que impede o acesso das pessoas desta idade em determinados locais, não há como a pessoa não se sentir mal ao tentar entrar numa loja da cidade, ter a idade indagada e ai ser avisada que não vai poder ter acesso – mesmo que a loja esteja vazia. Em restaurantes também afixaram dizeres de que em tais locais não é permitido idosos e crianças. Sabe-se que é por uma questão de saúde, mas a pessoa sente a rejeição e ai com o tempo, podemos ter outro problema de saúde neste público.