Áudios circulam pelos grupos de whatsapp de que a situação nos hospitais da nossa região, ou seja, Regional São Paulo e Regional Chapecó devem ficar bem turbulentas nos próximos dias, caso as pessoas não tomem consciência e pratiquem o isolamento e distanciamento social. Sem remédios, com poucos profissionais e ocupação dos leitos só aumentando devido a Covid-19, o temor é que possamos viver o caos passado por outras regiões, com um salto no número de mortes.
Em Xanxerê, parece que no fim de semana foi um pouco mais calmo, na questão de aglomerações, em contrapartida o número de casos suspeitos da Covid-19, chegou a 242. Caso venha a confirmar como positivo um terço deste total, a preocupação aumenta ainda mais. São 120 ativos de um total de 1139 positivados. Os cuidados precisam ser redobrados, urgentemente.
A taxa de ocupação dos leitos do Hospital Regional São Paulo, tem chamado atenção pelo número de xanxerenses que estão internados. Até pouco tempo, a maior ocupação era de pessoas da região, o que foi mudando ao longo das semanas, permanecendo Xanxerê o município que mais tem ocupado leitos. Dos 29 leitos disponíveis, sendo 14 para UTI Covid e 15 de enfermaria, 12 são ocupados por xanxerenses a maioria está na UTI.
Há quem cobre mais rigor das autoridades políticas neste momento de alta nos casos de coronavírus. No Estado, o Ministério Público já pediu explicações para o governador Carlos Moisés de por que não estipulou nova quarentena para as regiões com maior incidência da infecção respiratória. Já em Xanxerê, há quem acredite que somente uma restrição rígida de isolamento possa conter os números, enquanto outros acreditam que não, que vai depender de cada pessoa fazer a sua parte. Enquanto isso, os números só aumentam e os óbitos também.