Além de uma temperatura de 5,5 Cº, Xanxerê atingiu de terça para a manhã desta quarta-feira (27) 8,33% a mais de casos positivos para o novo coronavírus. Já são 117 confirmados o que preocupa, mas traz um certo alento, pois a maiorias dos casos está se recuperando sem necessidade de internamento. Dos 117 positivos, 54 já estão recuperados, então temos 63 pessoas em 27 bairros da cidade que estão lutando para eliminar o vírus. Vale todas as medidas necessárias para evitar a disseminação, principalmente com a baixa nas temperaturas que prejudica ainda mais quem tem problemas respiratórios.
O gráfico apresentado pela Secretaria de Saúde de Xanxerê, onde mostra os números de positivados por bairros, bem como o sexo dos pacientes, faz um alerta para que todos tenham ainda mais cuidado e se questionem como apenas o Pinheiro e o Santa Cruz estão fora da lista. O Pinheiro ainda é um bairro mais afastado dos demais, mas tem trabalhadores em todos os lados da cidade, bem como o Santa Cruz e ambos fazem divisa com comunidades do interior. Por falar no interior, de lá também não há nenhum caso positivo.
Durante a coletiva de imprensa realizada para atualizar os dados do novo coronavírus em Xanxerê, o prefeito Avelino Menegolla fez uma colocação muito pertinente. Ele destacou que o município, neste momento, não precisa de ajuda em dinheiro e sim da contribuição das pessoas com os cuidados necessários para evitar que a curva de crescimento do vírus não aumente no município. O prefeito reforçou a importância de cada xanxerense adotar as medidas de cuidado, de evitar saídas desnecessárias, aglomerações ou visitas de pessoas que não sejam do convívio familiar, que só assim, poderá ser evitado que o município registre mortes pela Covid-19.
A política estadual e nacional está de dar náuseas. Todo dia é um fato novo ou algo que vem de semanas. Em Santa Catarina a história da compra e pagamento antecipado dos respiradores continua dando o que falar e ainda sem uma conclusão. Cada vez aparece mais gente na conversa, e há deputados na Alesc com enredo para uma bela história em quadrinhos, daquelas com guerreiros e dragões. Ai, não bastasse o tal vídeo da reunião ministerial, agora o governador do Rio de Janeiro está envolvido em um escândalo envolvendo logo a saúde. Até que os fatos não sejam esclarecidos, os brasileiros ficam a ver navios.