Estamos com 99 casos positivos do novo coronavírus na Campina e mesmo assim, olhem a foto! Sim, em plena manhã de terça-feira, o grupo se aglomerou na Praça Ivo Zolet, bem de fronte ao escritório do Ronda Policial, o que foi impossível de não registrar. Sem a distância necessária e principalmente sem o uso de máscaras, os três homens permaneceram no local por horas, causando indignação em quem transitava pelo local. Por falta de orientação é que não. A administração vem com uma brilhante campanha, inclusive em horário nobre em canais de televisão, onde cada autoridade do município relata a importância dos cuidados e mesmo assim, tem quem descumpra as normas. Uma pena.
Nessa quarta-feira (27), a administração de Xanxerê realiza mais uma coletiva de imprensa para atualizar a situação do novo coronavírus no município. Pelo convite enviado, estarão respondendo os questionamentos o prefeito Avelino Menegolla, a secretária de Saúde, Irene Goralski e a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Francis Mara Zago Pegoraro. Desde a última coletiva, foi sentida a ausência das demais autoridades, que constantemente faziam parte, como o promotor Marcos Augusto Brandalise, o delegado regional Adilson Bressan, bem como o capitão da Polícia Militar, Vilte dos Santos e dos bombeiros. Nesta novamente os mesmos, parecem não terem sido convidados. Para muitas pessoas a presença do promotor é essencial, pois ele consegue prender a atenção das pessoas e ser enfático na resposta, ao contrário dos demais presentes, que respondem de forma mais técnica o que dificulta o entendimento das pessoas. Não é por nada que suas lives tem ampla visualização, porém, é a administração que define quem convida não é!
E ainda falando de coronavírus, como é que o Estado inclui Dionísio Cerqueira na lista de morte positiva para o vírus e depois o exame do Lacen atesta o contrário? Como é que explico lá em casa! A morte de um menino de 13 anos, o qual passou pelo teste rápido (depois da morte) dando positivo, entrou na lista do Estado, mas após o resultado do exame o mesmo deu negativo, ou seja, deixou em cheque a eficácia do teste rápido. Outra dúvida que surgiu e que devo sanar neste espaço, após coletiva de imprensa, é porque não é realizado teste rápido nas pessoas que estão falecendo suspeitas da Covid-19 em Xanxerê, o que poderia descartar o caso e deixar a família velar o corpo.