A Defesa Civil de Santa Catarina já emitiu o alerta para temporais, com chuva intensa, em curto espaço de tempo, para todo o Estado, previsto para esta quinta-feira (25). Xanxerê fez o que até agora para evitar novos alagamentos? No boletim da Defesa Civil está claro que há risco de alagamento e deslizamento, ou seja, se cair toda a chuva prevista, os xanxerenses que fiquem atentos porque novamente as cenas de ruas alagadas vão se repetir.
O prefeito Avelino Menegolla, informou que está buscando junto ao Estado e União tirar do papel o projeto que prevê as bacias de contenção, entre outros quesitos que visam inibir o alagamento em trechos que sofrem a cada chuva torrencial. Porém, são necessários recursos e a quantia é bem significativa para ser conseguida em pleno ano eleitoral e com uma pandemia do novo coronavírus. Então, que o projeto não deve ser realidade neste ano, exceto algum milagre, que torcemos que ocorra.
Enquanto isso, motoristas e moradores já podem ficar atentos a previsão do tempo e não deixar veículos estacionados em ruas centrais que são invadidas pelas águas do Rio Xanxerê. Já para as famílias que são afetadas, infelizmente não há muito que se fazer. Espera-se que essa previsão traga pouca chuva e nada de estragos, pois Xanxerê ainda busca se recompor da última chuva forte. Para se ter ideia, nem as estradas do interior foram recuperadas ainda, que dirá as de bairros e centro.
Se não vamos contar com recursos, se tem problema no interior e na cidade e a previsão é de chuva forte, não há o que se fazer para amenizar os estragos? Não há como deixar uma equipe com um plano de ação só para cuidar disso – como por exemplo, realizar a constante limpeza de bueiros e principalmente do rio? Na última chuva, os próprios comerciantes tiveram que entrar no Rio Xanxerê retirar uma árvore que havia sido levada água abaixo. Se esse plano já existe, me perdoem os responsáveis, mas a população precisa ver essa ação e saber onde e quando os trabalhos estão sendo realizados e como proceder diante da previsão de chuva torrencial.