A ida do prefeito Avelino Menegolla à Florianópolis na última semana, deixou a esperança de que o funcionamento da primeira etapa do saneamento básico de Xanxerê deve se tornar realidade até o fim deste ano. O prefeito participou de reunião com a Casan, onde a companhia vai administrar o serviço e deve receber a obra. Pelo que o prefeito informou, ainda falta uma parte burocrática a ser seguida e que a Casan deve estar com a rede funcionando até o final de 2020.
A obra do saneamento básico na Campina parece roteiro de série, nunca tem fim. Não há quem não esteja cansado de ouvir ou ler sempre a mesma coisa, prazos em cima de prazos de uma obra que iniciou há mais de cinco anos. Foi à primeira licitação de grande volume realizada em Xanxerê, trouxe um caos para o centro da cidade, com asfalto recortado para todo o lado em pleno mês de dezembro, mas o projeto previa a qualidade de vida com o tratamento do esgoto, o que parece estar sempre mais longe de acontecer.
Até hoje, Xanxerê não trata nenhuma gota do dejeto que produz. Quem sofre é o Rio Xanxerê que recebe descargas e descargas diariamente. Espera-se que 2020 seja o ano desse tratamento ser iniciado, pois está difícil compreender essa morosidade. Faxinal dos Guedes já tem o tratamento do esgoto de praticamente toda a cidade e “mil anos” antes de Xanxerê e aqui daqui a pouco completaremos mais um ano de uma obra parada que a cada vez que vão mexer tem algo por fazer.
Dizer que as autoridades não fizeram nada, também não é verdade. Porque se contarmos quantas idas já foram feitas para a capital só para destrinchar essa rede, já dava para fazer mais um bom pedaço de ligações. Mas alguma coisa sempre impede de que o processo ande ou é algo no projeto, ou equipamento, ou recurso, ou não faço mais nem ideia. Mas que é uma vergonha essa obra ainda não ser realidade não há como negar.