Em meio à pandemia do coronavírus é evidente que as criticas de todas as naturezas surjam, e em Xanxerê não poderia ser diferente. Nesta semana, o vereador João Paulo Menegatti, parece ter tirado o prefeito Avelino Menegolla do sério, bem como a secretária de Saúde, após usar a tribuna para despachar uma lista de xingamentos aos mesmos devido à demora no atendimento e a não entrega de kits de medicamentos para o tratamento da Covid.
Durante coletiva de imprensa, o prefeito tocou no assunto e disse que criticas construtivas são bem-vindas, mas que não tolera quando as mesmas tem cunho político. O prefeito devolveu os insultos ao vereador, sem citar nomes, e frisou que não é justo que todo o trabalho de uma equipe seja desprezado.
Tirando as alfinetas, a coletiva foi bem esclarecedora quanto ao atraso no resultado de exames, onde Xanxerê espera o parecer de 131 testes e vai fazer mais 34 hoje, bem como a disponibilização nesta semana, de medicamentos para o tratamento da Covid.
Cloroquina, hidroxicloroquina e ivermectina, depois de muita analise médica, serão medicamentos prescritos pelos profissionais da Campina, aos pacientes que assim desejaram. A médica Aira Brandeleiro, foi categórica ao afirmar que o tratamento precisa ser nos primeiros sintomas, para evitar que o paciente seja internado. Além disso, ela lembrou que há muito receio dos efeitos colaterais dos medicamentos, porém é muito raro acontecer e que cada paciente que fizer uso será assistido.