A capacidade que temos de nos reinventar é imensa e é tão bom quando vemos que, mesmo em meio a pandemia que tem deixado muitas mortes, ainda há motivos para alegrar os dias. E assim, foi o festival da canção realizado pelo Departamento de Cultura de Xanxerê – o Canta Xanxerê. Os cantores da terra mostraram muito talento e conseguiram reunir famílias para assistir as apresentações de forma on-line. A equipe envolvida fez um trabalho digno e de qualidade, principalmente por ser algo inédito no departamento.
O governador Carlos Moisés precisou tomar as rédeas do Estado, no quesito – medidas para conter o coronavírus. Depois de ver que muitos municípios não estavam fazendo muito para diminuir o contágio, o Estado, pressionado pelo MP determinou novas medidas, que para a região de Xanxerê, parecem não ter muito efeito.
Xanxerê está há mais de 15 dias, no patamar de área gravíssima para o contágio, conforme mapa realizado pelo Estado e entre as determinações a que nos atinge é a prorrogação das aulas de agosto para setembro. O transporte público já estava suspenso desde o mês de março e a presença em parques e praça já era bem amena.
Enquanto isso, passamos dos mil casos positivos e 147 ativos. Há ao menos o registro de uma morte a cada dois dias, na última semana, chegando a nove óbitos. E as pessoas estão se cuidando? Tem quem sim e tem quem não. O uso de máscara é nítido pelas ruas, bem como o uso do álcool em gel. No entanto, a propagação do vírus continua, de que jeito? Não temos um perfil de quem está se contaminando, nem dá para saber onde é que estão sendo infectados, até porque o vírus está em todos os lugares, mas desta forma não há muitas medidas a serem adotas que, se possa imaginar, que venha a frear os casos.