Com o calendário praticamente definido para o pleito eleitoral de 2020, os eleitores devem ir às urnas no dia 15 de novembro, pouco mais de 30 dias da data inicial (05 de outubro). Com isso, é a hora dos pré-candidatos atiçarem sua vontade de concorrer a vaga e começar a formatar melhor as campanhas. Como bem disse o promotor de justiça, Marcionei Mendes, em entrevista ao Programa Bom Dia Cidade, o candidato só não pode pedir voto neste momento, então se preparem que a chuva de fotos de pré-candidatos vai lotar sua timeline.
Esse será um ano diferente para a política, mas se tem algo que já vendo sendo batido há um tempo é a presença das mulheres na política. A cada ano a força da mulher fica mais expressiva e vem chegando a hora de ocupar melhor os espaços, brigando de igual na política. Já é bem sabido, que as mulheres conseguem dar conta de 30 mil coisas de uma só vez, então o que é cuidar de um município? Parece que estou ouvindo alguns “homens” dizendo – a é então vai lá que duvido! Já passou do momento das mulheres mostrarem sua força, seu planejamento, gestão, empatia, trabalho e força. A política ainda é mais masculina do que feminina, mas vem chegando a hora de mudar o cenário. Xanxerê conta com ótimos nomes femininos para uma disputa tanto da administração, quanto da Câmara de Vereadores, mas ainda vemos que os holofotes e até mesmo o trabalho pré-campanha, bate mais em cima da figura masculina.
Enquanto em Xanxerê só vemos, até o momento nome de homens como pré-candidatos à prefeito, São Domingos já andou léguas. Depois de eleger Eliéze Comachio como prefeita, depois de ela assumir a presidência da Amai (nunca ocupada por mulher), agora Eliéze deve ir à reeleição sim. A pré-candidata que mudou de partido, agora vai à disputa pelo PL.
Diante da mudança da data das eleições, os xanxerenses estão na expectativa da realização da Festa Estadual do Milho (Expo Femi). Até o momento não há confirmação de nada, mas como a feira estava prevista para ocorrer de 06 a 15 de novembro, a Comissão deverá avaliar a data. O evento poderá ser cancelado ou transferido, porém como vai se aproximando do final do ano, há muitos expositores que já tem compromissos com outras feiras que acorrem na mesma época. Espera-se que nos próximos dias a CCO da Expo Femi se pronuncie a respeito.