Com a determinação do Governo do Estado de que cada município poderá adequar suas normas, visando diminuir a contaminação pela Covid-19, em Xanxerê espera-se um parecer quanto a determinação de horário de funcionamento noturno de estabelecimentos, bem como o “toque de recolher”. Até hoje, as pessoas só podem circular até às 22h, exceto em caso de saúde. A determinação do horário foi bastante questionada na última sexta-feira (12), Dia dos Namorados, onde bares e restaurantes tem o limite de horário, fazendo com que muitos xanxerenses fossem buscar atrativos em cidades vizinhas, como Chapecó.
Em contato com a administração municipal, esta informou que na quarta-feira (17) haverá uma reunião da comissão que cuida da Covid-19 e o assunto será debatido. Será que Xanxerê seguirá com a restrição do horário de circulação de pessoas? O que mudará?
Muitas pessoas já até se acostumaram com a restrição do horário e até mesmo, nem lembram que há tal determinação, porém com a data comemorativa o assunto borbulhou nas redes sociais e muita gente deu sua opinião. A maioria atestava que Xanxerê foi o único município do Estado a ter tal determinação e que não se pode negar, de inicio teve seu efeito, no entanto já estamos finalizando três meses de tal feito.
São raros os prefeitos que pensam e fazem obras volumosas e duradouras para as comunidades do interior. O asfalto dos acessos é uma delas. Em Xanxerê, trechos já foram pavimentados como o que dá acesso a comunidade da igrejinha amarela, chegando até o frigorífico, porém desde então não se fez mais nada. O projeto previa o asfalto até a comunidade de Medianeira, ligando Xanxerê a Lajeado Grande. A obra tinha como objetivo ligar os dois municípios, fazendo com que os moradores de Lajeado pudessem ter acesso facilitado para compras em Xanxerê. O próximo prefeito terá esse desafio – seguir com asfalto no interior ou gastar mais de R$ 6 milhões em constantes recuperações que são levadas a cada enxurrada. Talvez apresentem outro projeto mais adequado, também. Vamos aguardar.