Enquanto muitos são contrários ao uso de qualquer medicamento, sem a devida comprovação de eficácia, contra a Covid-19, a prefeita de Ipuaçu, Clori Peroza, vai além. Todos os moradores do município que são diagnosticados com o novo coronavírus, estão recebendo a medicação da Secretaria da Saúde. A prefeita informou que a medida foi tomada com muito cuidado e avaliação de médicos.
Depois de ter um pico dos casos em Ipuaçu, ações de combate fizeram os números reduzirem a cada dia. Hoje, a maioria da população é testada, pois a administração adquiriu vários kits de testes. Outra medida adotada foi a aquisição de medicamentos que já faltam em outras cidades. A prefeita se antecipou e garantiu a medicação para os moradores, principalmente porque Ipuaçu detêm uma reserva indígena, onde já houve óbitos.
A prefeita, ainda teceu comentários positivos quanto a preocupação da população em relação aos cuidados para evitar a propagação do vírus. Ela disse, que os moradores tem receio de contrair a doença e por isso estão se cuidando, ao contrário do que vemos em outras cidades da região.
Em Xanxerê, depois de medidas mais rígidas quanto ao horário e do reforço na fiscalização, tem mercado proibindo a entrada de idosos. Há quem já esteja pedindo para o vizinho fazer as compras, pois foi impedido de entrar em estabelecimentos. A determinação, por mais que seja pela qualidade de vida do idoso é confusa, pois nem todas as pessoas acima dos 60 anos tem alguém que possa fazer as compras, por exemplo, já que são aptos e saudáveis para tal finalidade. O bom-senso precisa ser levado muito em conta.
O pequeno Gabriel Moura, entrou firme na ação em prol da Amanda Soave. Na busca de recursos para a aquisição de um medicamento que pode mudar a vida da pequena xanxerense, há uma legião de pessoas ajudando e o Gabrielzinho foi uma delas. Conhecido por seus troféus, pódios e agilidade nas pistas de kart, o menino gravou um vídeo pedindo ajuda para a Amandinha.