E os políticos começam a pipocar na Campina! Pelo andar da carruagem os eleitores de Xanxerê vão ter de concreto mais que cinco opções de escolha para definição de quem será o novo prefeito da cidade. Quem larga na frente, ganha os primeiros holofotes é claro, mas sempre tem aquele com sua estratégia que deixa os outros esperando para saber quem é que vai a frente do time. A curiosidade no meio jornalístico é grande e também nas ruas, mas ainda há que se esperar um pouquinho mais para ter a certeza de quem vai ao páreo.
Nos bastidores já sabemos que Wilson Martins dos Santos vai pelo PSL, Adriano De Martini já tem até vice – Leonir Tiecher, pelo PT. Já o MDB tem Adenilso Biasus e se cogita o nome de Neli Saibo. Enquanto isso o Podemos não esconde o desejo de lançar o nome de Edson Marció, pelo PRTB tem Vilson Piccoli e Maicon Imbes. Já o PSDB se joga no ventilador os nomes de Fernando Callfass e Bruno Bortoluzzi, que juntamente com o PSD tem Avelino Menegolla e Cristiano Toffolo, o PP Arnaldo Lovatel. Já o PL tem Leandro Vigo e o PDT tem Oscar Martarello. É de cansar de tantos nomes.
No resumo da ópera a duvida é quem vai de vice? Até o momento só o PT tem nome o restante ainda nada. Tudo bem, que a definição vai depender muito das coligações, mas agora e quem é que coliga com quem nesse jogo? A disputa vai ser boa de ver.
E também se for para ser vice só para constar o nome na legenda, nem precisava ter. Tem partido que já avisou que em seu governo, vice vai assumir uma secretaria sim, vai trabalhar de verdade. Vai comparecer em tudo quanto for evento, inclusive sentiram a falta do atual vice Ivan Marques, nas comemorações dos 66 anos de Xanxerê e lançamento oficial da Expo Femi.
A janela para a troca de partidos abre no próximo dia 04 de março e segue até 04 de abril. Nesse tempo ainda dá para ter reviravolta nesse jogo de cartas de possíveis nomes. Outra questão é a nominata para vereadores que deve ser uma surpresa. Sem Wilson Martins, Vilson Picolli, Adriano De Martini e Lenoir Tiecher, a Câmara vai ter renovação de nomes. Dos atuais ficam João Paulo Menegatti, Nathan Moreira, Luiz Augusto Ceni, Arnaldo Lovatel e Ricardo Lira da Costa. Destes, ainda não se sabe quem vai à reeleição.
Nesta semana Xanxerê, completou seus 66 anos com uma programação simples na Praça Tiradentes. Teve show sim, teve atrações infantis, teve público, mas faltou só um detalhe – o bolo. Sim parece coisa bem de cidade do interior né, mas o povo sentiu falta, não entendeu por que não teve esse momento. São detalhes, claro que são, mas as pessoas percebem. No meio de tudo isso, vale lembrar que a Prefeitura trabalhou sim no dia 25 – feriado de carnaval em muitos lugares.
Por outro lado a divulgação da grade de shows da Expo Femi 2020, que acontece de 01º a 10 de maio, surpreendeu muita gente. Muitos gostaram do banho sertanejo que conta com cantores tops, o funk também foi algo que ninguém esperava. Já o destaque que mais se comenta é o show do Baitaca, esse pelo visto, vai lotar o Parque. Também se escuta por ai, que alguns dos shows que haverá na Expo Femi, já aconteceu bem pertinho daqui e o detalhe – de grátis – aqui vai ter cobrança. Agora é o momento da CCO aproveitar a presença das soberanas e fazer o tour por toda a região com o intuito de divulgar a feira e atrair os visitantes. Só não pode esquecer a divulgação local também.
E nem só de política se vive nesta coluna. Vale lembrar que os buracos nos bairros São Romero e Bela Vista estão cada vez maiores, assim como em outros bairros. Que a escuridão ainda toma conta de muitas ruas – há e diz que o problema não é material e sim mão de obra – é falta de eletricista, o servidor que a Prefeitura tem não consegue se virar em 30 para dar conta do recado. E ainda temos a obra do saneamento básico que, gente do céu, está impossível ser inaugurada.