Não é uma crítica, mas uma observação, Xanxerê conseguiu receber 10 respiradores antes da chegada de mais kits com testes para a Covid-19. Vale lembrar, que a notícia dos kits foi divulgada bem antes da dos respiradores, que os kits chegaram em Chapecó, mas até agora Xanxerê não teve acesso. Isso mostra a morosidade que o setor da saúde precisa enfrentar para dar a resposta à população. Não é que os esforços não estejam sendo feitos, mas há sempre algo lá em uma das pontas do iceberg que não funciona direito, e ai todo o resto padece.
Por falar em kits, na primeira fase que a secretaria de Saúde de Xanxerê, fez teste no público que não é alvo dos testes do Estado, a notícia não foi nada boa. O percentual de pessoas que testaram positivo para a Covid-19, dentro do grupo que estava sendo somente monitorado chamou a atenção. E mais, teve quem não compareceu para fazer o teste.
Nesta terça-feira, foi registrada a 14ª morte em decorrência do novo coronavírus na região da Amai. Agora contabilizam óbitos pela doença Xanxerê, Xaxim, Entre Rios, Ponte Serrada e Abelardo Luz.
Tem muita gente no Estado e aqui pertinho de Xanxerê, que já esta recebendo uma mensagem de texto do Governo do Estado, informando que próximo ao seu número de celular a uma pessoa positiva para Covid-19. No comunicado é solicitado que a pessoa evite sair de casa.