Xanxerê precisou fazer uma Força-tarefa para barrar as aglomerações que vinham ocorrendo nos últimos finais de semana. A ação mostrou resultado e não foi visto a presença de jovens, por exemplo, aglomerado em ruas centrais da cidade como vinha acontecendo. Mas, foi percebida a presença de idosos em estabelecimentos, o que resultou inclusive na interdição dos locais.
Ai ficou evidente que os idosos não podem estar em locais públicos, diferente do que a administração chegou a dizer que não era proibida a presença dos mesmos e sim era uma recomendação. Os estabelecimentos foram penalizados pela Vigilância Sanitária o que acende o alerta para o comércio em geral, que poderá estar barrando a presença dos idosos.
O município está observando os números diários de casos do novo coronavírus, e até o momento não há uma determinação de medidas mais drásticas. O uso de máscara é um dos itens mais cobrado e ressaltado a importância das pessoas fazerem o uso, tanto para proteção individual, quanto do coletivo. Mesmo com 680 casos positivos, não há nenhuma determinação de fechamento do comércio, por exemplo, mas o importante é as pessoas se cuidarem e evitarem a aglomeração.
A cobrança foi maior e Xanxerê conseguiu a habilitação dos dez novos leitos de UTI Covid-19, para o hospital Regional São Paulo. Após o envolvimento do Ministério Público, através de uma ação civil, a União habilitou os leitos o que garante o repasse de recursos. Agora, o hospital precisa, principalmente de profissionais para que possa por em funcionamento os novos leitos, os quais já contam com os respiradores.