Semana terminando e é hora de fazer um balanço. Tudo bem que para quem está em isolamento domiciliar, fazer um balanço já não tem mais nem graça, mas tendo um tempinho sempre é bom avaliar o que aconteceu na semana e o que poderá ser feito para a próxima. E, em tempos de pandemia, a saúde está em primeiro lugar, principalmente no que diz respeito a garantia de atendimento em meio a quase lotação máxima das UTIs, a preocupação não só das autoridades está voltada para o aumento dos leitos de UTI no hospital, bem como a contração de mais profissionais para atender a demanda.
A administração municipal realizou coletiva de imprensa nesta sexta-feira (05) e apresentou um panorama das ações que estão sendo feitas para evitar a aceleração da curva dos casos da Covid-19 em Xanxerê. São mais de 180 casos o que preocupa e traz o alerta para o nível de estágio que estamos. De quatro níveis, chegamos ao 2 – Perigo Eminente – e é importante que a população colabore para que não chegarmos ao nível 3 e muito menos ao 4, onde é o isolamento total.
Por falar em nível, a semana foi de ouvir deputados e senadores do MDB. De uma hora para outra, ou desde que o vice-prefeito, Ivan Marques, apresentador do Programa Bom Dia Cidade, deixou o PSD para ingressar no MDB, que foi dado lado, vez, e os microfones da rádio para ações dos políticos da sigla. Vale ressaltar que todos os assuntos foram pertinentes a área da saúde, com cobrança, ações e resultados que vem a beneficiar a comunidade xanxerense, mas chamou a atenção três dias, três entrevistas, três políticos emedebistas.
O PSD parece estar a definir quem será seu pré-candidato na disputa eleitoral deste ano. O secretário de Esportes, Cultura e Lazer, Ademir Gasparini, deixou a pasta nesta semana. A intenção é colocar o nome a disposição do partido. Já corria nos bastidores o nome de Avelino Menegolla e agora são duas opções para que o partido possa definir.