Diferente do que muitos pensavam a Festa Estadual do Milho – Expo Femi – marcada para acontecer no mês de novembro, foi adiada novamente e não cancelada, como se esperava. A decisão foi anunciada com muita cautela pelo presidente da CCO, o empresário Oscar Martarello. O presidente frisou que decidiram pela transferência em respeito a todos os envolvidos na feira, que está há um ano nas tratativas e trabalho, bem como aos expositores. Assim, Xanxerê terá a realização da festa nos dias 30 de abril a 09 de maio de 2021.
A mudança deixa no ar algumas incertezas quanto quem é que vai comandar a Expo Femi 2021. É que ano que vem, teremos novo prefeito, nova equipe comandando a cidade e, consequentemente a nova administração é quem escolhe o presidente da maior feira do município. É até compreensivo, que Oscar Martarello continue a frente dos trabalhos, afinal, passou 2020 na organização, nas definições e incertezas frente a uma pandemia e mudança nas datas das eleições. Agora, caberá ao novo gestor a decisão.
Como os prazos eleitorais chegando, a Prefeitura de Xanxerê teve uma baixa de 12 servidores que se licenciaram para concorrer ao pleito, porém com a mudanças dos prazos eles podem voltar a atividade e só se licenciar três meses antes do pleito. Os nomes constam no Diário Oficial dos Municípios (DOM) e vão desde cirurgião dentista até professores, motorista, engenheiro sanitário, agente de saúde, assistente social, auxiliar de serviços gerais. Os servidores de carreira seguem recebendo seus salários, já os comissionados precisam ser exonerados.
A aprovação do projeto dos vereadores Nathan Moreira e Vilson Piccoli para a proibição de fogos de artificio com estampidos em Xanxerê trouxe um sinal de evolução para a cidade. Há muitas cidades que já haviam proibido tal atividade e só quem tem idosos acamados, crianças recém-nascidas ou doentes é que sabe o transtorno que um fogo de artifício pode causar. A aprovação traz tranquilidade para as comemorações de fim de ano, bem como outras festividades e não tira o brilho da queima dos fogos.