Aos poucos a rotina vai voltam ao normal frente a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus e desta forma, a Câmara de Vereadores de Xanxerê realizou na noite de segunda-feira (01) a primeira sessão com a presença de todos os vereadores. Desde o decreto da não realização de aglomerações, os trabalhos vinham ocorrendo de forma on-line, porém agora passam a ser presenciais. No primeiro encontro do mês, a plateia estava praticamente vazia. Já os assuntos debatidos foram tranquilos, sem ressalta para nenhum tema em destaque.
Durante a sessão, alguns vereadores aproveitaram para pedir afastamento dos conselhos municipais que integram, visando a participação no pleito eleitoral. Na primeira sessão quem anunciou que estará no páreo foram Adriano De Martini, Lenoir Tiecher, Nathan Moreira, Vilson Piccoli e Ricardo Lira da Costa. Os demais que tenham projeção política devem solicitar o afastamento no próximo encontro.
Secretário de Obras de Xanxerê, mais uma vez foi pressionado pela imprensa para dar uma data da entrega da rede do saneamento básico para a Casan. Leiam bem, é a entrega, porque o inicio do funcionamento vai ser outra novela, sem data para o primeiro capítulo. Pois bem, Rivael Freschi, informou que em 60 dias a prefeitura vai entregar a obra para que a Casan possa iniciar a ligação. Deste jeito, vamos terminar mais um ano com essa obra lendária sem funcionamento ou será que agora vai?
Com o decreto do governador Carlos Moisés para que os municípios possam tomar decisões regionalizadas sobre o retorno de atividades frente ao novo coronavírus, em Xanxerê, conforme contato a comissão de resposta ao Covid-19 está estudando quais medidas serão adotadas. Como o decreto começa a valer a partir do dia 08 de junho, até lá as decisões serão tomadas e posteriormente repassadas para a comunidade. Uma das primeiras determinações deve ser o retorno ou não do transporte público. As aulas ficam para um debate mais para frente, com uma leve projeção para o retorno lá pelo mês de agosto, mas tudo incerto. As decisões vão depender de como será o cenários de casos positivados em cada cidade.