Junho está começando e com ele muitos temas que podem mudar o cenário do Estado. O governador está para anunciar a retomada do transporte público, parado desde o mês de março, bem como indicar uma data para o retorno das aulas presenciais. Enquanto isso, os números de infectados pelo novo coronavírus não para de subir em Santa Catarina. O Oeste está em plena ascensão da curva, com cidades que ainda não tiveram registros, o que remete ao receio da retomada de algumas atividades. No contraponto há que se pensar em voltar à rotina, em retomar a economia, mas lembrando sempre que a saúde deverá estar em primeiro lugar.
Uma passeada (de carro, vale destacar), chamou a atenção para a quantidade de salas comerciais vazias em Xanxerê. Só entre as ruas Independência e Victor Konder, ao menos quatro locais estão para alugar. Desde quando fecharam não sei, mas que foi depois de março, tenho certeza. Essa é uma época complicada para investir na locação de espaço para novos serviços, mas temos que parabenizar os empresários com visão que estão abrindo seu comércio. Em Xanxerê, ao menos uma meia dúzia de empresas conseguiu iniciar suas atividades em meio a pandemia.
A pandemia está fazendo com que muita gente se reinvente e encontre maneiras de conseguir uma renda, mesmo estão em casa. Afastados do trabalho ou até mesmo desempregado por contenção de gastos, o jeito é encontrar formas de se manter economicamente ativos. Pelas redes vemos muita oferta de venda de comidas, artesanatos e claro, máscaras. De porta em porta, me deparei até com pessoas vendendo calçados direto de fábrica. O que fale é encontrar o produto certo e entrar no mercado para garantir, ao menos o pão e o leite para o fim do dia.
A situação de Entre Rios tem preocupado não só os moradores do município, mas a região. Sem hospital, todos os acometidos pelo novo coronavírus são tratados em Xanxerê. Por lá, 3% da população testou positivo para a Covid-19. Por aqui, no fim de semana o hospital Regional São Paulo chegou a 90% da ocupação dos seus leitos. E ainda temos a preocupação de Xaxim, que registra quatro mortes e uma taxa muito baixa de recuperados. Medidas devem ser anunciadas nos próximos dias, principalmente no que diz respeito ao transporte de trabalhadores. Xaxim tem frigorífico aonde vão trabalhadores de toda a região, essas mesmas pessoas voltam no fim do dia para suas cidades e ai, se pega o vírus, a propagação dentro do ônibus e em casa fica aceleradíssima.
O PSC de Xanxerê anunciou que tem candidato a prefeito. O advogado Renato Muniz é a aposta do partido para as eleições deste ano. Muniz já foi candidato a vereador, assumindo inclusive cadeira, tem grande acesso a políticos estaduais, atuando como assessor de uma porção deles e agora o partido vai direcionar as forças para buscar eleger o xanxerense.