Prefeitura de Xanxerê 222627
01/11/2019 às 07:22
Visualizações: 19239

Morde & Assopra

Colunista Morde & Assopra
Imobiliária Fabiano Santos 137876

É só começar

Quem vive em Xanxerê sabe muito bem que quando se começa mexer ou falar em algo, o negócio rende e vai longe. Parece que todo mundo tem um pitaco para dar, já viu ou ouviu falar e o assunto vai… Se o tema for política, se segura na cadeira porque o imbróglio é grande. O cenário 2020 das eleições municipais começa a ganhar mais as ruas. Tem candidatos já declarados, outros que se intitulam e ainda aqueles que almejam. O certo é que 2020 vai ser tenso. Temos uma Festa Estadual do Milho que é uma vitrine para os políticos. Temos partidos novos na disputa tradicional da Campina, onde em outros tempos apenas duas siglas tinham chance de vitória. Hoje não, a disputa ficou bem mais apertada e o voto a voto é uma luta para cada candidato. Vamos ver quem é que vai conseguir mostrar mais e ganhar a confiança do povo!

 

Virou o jogo

E por falar em partidos novos, o PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro), tem como coordenador em Xanxerê o advogado e empresário Maicon Imbes.  Desde que entrou para a política, inclusive com um bom número de votos no pleito para vereador, Imbes mostrou que queria mais espaço, o que, parece, não ter encontrado no MDB. De simples postulado em uma sigla, encontra-se estruturando uma nova e forte sigla com nomes que tem tudo para disputar as próximas eleições municipais.

 

Ganhando corpo 

Como anunciado neste espaço na última edição da Morde & Assopra, o então vereador do MDB, Vilson Picolli, foi convidado e esteve participando do primeiro encontro do PRTB, no último sábado. Picolli como sempre, foi muito solícito com todos, posou para fotos e demonstra tendência em aderir a nova sigla, o que deverá ser confirmado só em meados de 2020 já que Picolli não pode se desfiliar do MDB em razão do mandato de vereador. Não é de hoje, que Picolli almeja mais espaço para mostrar seu trabalho e linha política, o que, como Imbes, parece não ter encontrado no MDB.

 

O povo pensa o quê?

Esse troca-troca de partido é natural, cada um vai ao encontro do que melhor lhe convêm. Se tem a oportunidade de mudar a gente muda, mas e o eleitor? O que será que ele pensa sobre isso? Até onde sei, quem torce para o Grêmio vai ser gremista haja o que houver, bem como para o Inter. São paixões diferentes? Sim, são. Assim como vocações, como encontro de ideias e propósitos, mas que faz a gente pensar, faz.

 

Até quando?

Outra política que anda tirando o sossego dos xanxerenses é a política da boa vizinhança. Desde que esgotos começaram a invadir residências e estabelecimentos comerciais que a questão do saneamento básico bradou na cidade. Com obras intermináveis, que só podem estar aguardando o retorno de Bruno Bortoluzzi para serem finalizadas, afinal, foi ele quem começou e que garantiu os recursos. No entanto, dois prefeitos já passaram após ele e, até agora, não vimos o final desta obra. E para judiar ainda mais, Bortoluzzi já avisou que para prefeito já deixou a passagem livre, então, vamos ter que esperar algum santo milagreiro. Bom, mas o esgoto anda estourando em pleno coração da Capital do Milho. A promotoria já está até o pescoço com inquéritos instaurados e já afirmou com todas as letras – tapem os esgotos – deixe que estoure onde tiver que estourar, afinal, é tudo clandestino, tudo vai direto para o Rio Xanxerê. Rio esse que já foi limpo, onde meu pai e muitos pais de vocês já puderam tomar banho. Hoje, tem dias que não dá para passar perto, tremendo fedor que exala.  O Ministério Público disse que a bola é da prefeitura, que ela que tem o poder de exigir, de trancar, de interditar. Já na prefeitura, ninguém quer mexer na (m..), digo, no esgoto alheio. Não se pode criar inimizades, imaginem interditar estabelecimento nesta época do ano! Já o rio pode continuar sendo contaminado, o crime ambiental quem é que viu ou ouviu falar. Devem estar esperando as obras do saneamento básico serem concluídas, para aí ligar tudo na mesma rede e seguir lá para o interior.

 

Onda de furtos

Outra questão que anda tirando o sossego da cidade é a incidência de furtos. Na última semana, uma família chegou em casa de viagem e encontrou a residência limpa. Levaram tudo o que puderam, desde carne no freezer, talheres, roupas, até joias e eletrônicos. Teve moradora que acordou com barulho dentro apartamento e ao levantar para ver o que era, se deparou com o ladrão na sala, correndo e pulando a sacada. Também teve quem acordou e sentiu falta do celular e da chave do carro. Sim, o ladrão entrou e levou sem ninguém perceber. O alerta da polícia é para que as pessoas tomem mais cuidado, que evitem deixar o imóvel sem ninguém, que tranquem portas e janelas.

 

Respeito no trânsito  

Sempre é válido lembrar que Xanxerê já foi reconhecida nacionalmente como a cidade onde mais se respeitava a faixa de pedestre. Inúmeras campanhas conscientizaram motoristas e pedestres da importância do respeito no trânsito, mas o tempo passa e já tem muitos pedestres que desfilam onde bem querem para fazer a travessia da rua, assim como motoristas que parecem desconhecer a parada nas faixas. Não bastasse, tem até veículo que estaciona em cima da sinalização.

Taisat Instrumentos Musicais 211723

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br