A informação veiculada com exclusividade ainda na semana passada, sobre a possível mudança de partido do Prefeito Oscar Martarello (PSDB), que tende a deixar o ninho tucando e migrar para o PL, tirou o sossego de muita gente na campina. Em especial do Mestre dos Magos, que pode ver seus anseios serem frustrados e “o tiro sair pela culatra”.
Tão logo a informação começou a pipocar nas redes sociais e grupos de whatsapp, o próprio Mestre convocou uma reunião urgente com seus “companheiros” no lado externo da Câmara de Vereadores. Isso tudo, pois ao que lhe parece, as paredes da casa legislativa têm ouvidos. E o receio é grande e causa desconforto toda e qualquer informação reportada pelo Pe Louro, onde na grande maioria das vezes “a culpada tem sido a baixinha”.
O que o Mestre não esperava é que “o passarinho verde” estava ao lado da reunião, e ouviu do próprio Mestre: – Já viu, Martarello não vem. Hoje não tem espaço, já estamos bem alinhados no nosso projeto. Mas agora também não podemos refutar apoio, pois precisamos ajudar a eleger nosso governador e presidente, então precisamos ser cautelosos, e falar a mesma língua, onde todo apoio será bem-vindo!
Cordialmente o Presidente do Partido Liberal de Xanxerê, Leandro Vigo, fez contato telefônico com Pe Louro para destacar alguns detalhes com relação a possível ida de Martarello para os liberais. Inicialmente Vigo como sempre o fez, sempre muito respeitoso, salientou que hoje o PL tem se tornado a grande vitrine política não somente em Santa Catarina, mas no Brasil.
Em Santa Catarina, foram 11 deputados estaduais, 07 federais e 01 senador eleito. Essa força política segundo vigo, atraiu desde o último dia 02 o interesse de mais de 40 prefeitos a externarem formalmente para a executiva estadual do PL de SC, o desejo de mudar de partido, passando a integrar os liberais catarinenses.
Por fim, Vigo buscou salientar que não há divisão ou alas dentro do PL em Xanxerê, porém, é de conhecimento de todos que ao menos até o momento, “o santo do grupo liderado pelo empresário Odir Sette e família Callfass, não bate com o do próprio presidente liberal de Xanxerê e muito menos com o de Wilson Martins”.
Quem também se manifestou a respeito da informação da possível migração de Martarello para o PL, foi o ex-vereador Wilson Martins. Em contato mantido por meio de mensagens via whatsapp, Martins se mostrou incomodado e afirmou que a mudança não ocorrerá e a ida de Martarello ao PL não procede.
“Não sei quem é sua fonte, mas a vinda do prefeito não procede, ele pode até querer, mas na executiva estadual do PL nada foi discutido sobre o assunto. E o compromisso existe com quem defendeu o projeto desde o início, quando todos tentaram isolar o nosso Governador Jorginho. Certamente as campanhas pró-Gean e Moisés, defendidas pelo grupo que agora planta estas informações irão pesar nas decisões do partido. Checa as suas fontes antes de divulgar falácias”.
Entretanto, cabe reforçar que a fonte de onde partiu a informação do convite ao Prefeito vem do alto escalão dos liberais em Santa Catarina, e muito próximas do próprio Senador Jorginho Mello. Isto pois, em Xanxerê atualmente o PL não possui nenhuma liderança com cargo eletivo. E a possibilidade de contar com o Prefeito da maior cidade da AMAI em sua agremiação, faz brilhar os olhos de muitos caciques liberais, que hoje apenas vislumbram a existência de dois vereadores “sem partido” que ainda não tomaram peito e coragem para tomar uma decisão, quanto a qual dos lados do muro irão ficar.
Quem duvidava do envolvimento de Martarello e de sua proximidade com o PL, viu no encontro realizado na manhã do último sábado (8), a demonstração clara de que o Prefeito, está mesmo de mala e cuia prontas para deixar o ninho tucano.
Organizado pela família Callfass, mais de 20 lideranças regionais do PL de Santa Catarina estiveram presentes na sede do Sicoob/Credimoc em Xanxerê, onde após um intenso dialogo sobre a importância de capitanear votos para eleger Jorginho e Bolsonaro neste segundo turno, todos puderam confraternizar e degustar de um delicioso almoço. Durante sua fala, Martarello destacou seu total e incondicional apoio a Jorginho a todo momento demonstrou gratidão por estar sendo recebido pelo grupo ou por uma ala liberal de Xanxerê.
Na política, além de jogo de cintura, é preciso por vezes também demonstrar gentilezas e praticar pequenos gestos para conquistar seu espaço. E com essa filosofia é que se desenha a ida do Prefeito Martarello para o PL.
Depois de receber o convite de lideranças estaduais e receber o apoio de amigos para deixar o ninho tucano, Martarello parece estar de fato decidido a mudar de partido. E isso tudo se mostra através de um convite e sondagem que já teria ocorrido para que Iara Callfass venha assumir a Secretaria de Saúde em Xanxerê.
Iara que possuí larga experiência na área e já trabalhou em outras quatro administrações diferentes, dispensa apresentações. E esse convite poderá ser o gesto de gentileza praticado por Martarello para aproximar o PL da administração municipal.
Quem também poderá migrar para os liberais é o vereador licenciado que ocupa a pasta de secretário de obras de Xanxerê, Alcedir Rama (MDB). Rama também esteve presente no encontro realizado no último sábado, com lideranças liberais em Xanxerê e se mostrou muito confortável junto ao grupo que ali estava.
E as andorinhas da campina teriam ouvido o próprio Rama afirmar categoricamente ao ferrenho opositor do Prefeito Martarello na Câmara, vereador Cabo Oliveira, “ser PL”.
Caso todas estas mudanças se concretizem, o PL passa a se tornar o maior partido também dentro de Xanxerê, podendo contar com um prefeito, dois secretários e até mesmo vereadores, caso os que estão encima do muro se decidam se vão ou se ficarão aguardando uma nova oportunidade em outra casa!