Prefeitura de Xanxerê 224399
24/08/2023 às 15:52
Visualizações: 35112

Menina sequestrada em SC foi mantida amordaçada por 24 horas no porta-malas de carro em movimento

Estado Polícia Região
Por: Jaine Mello
Imobiliária Fabiano Santos 137876

Na manhã desta quinta-feira (24), horas após a localização da menina de 11 anos, sequestrada na quarta (23), a Polícia Civil de Santa Catarina realizou coletiva de imprensa para dar detalhes sobre a investigação e o crime.

“Ela não foi levada para um lugar específico, ela foi mantida refém por mais de 24 horas no porta mala do carro, amordaçada, sem se alimentar. A menina desceu em duas oportunidades para fazer suas necessidades”, expôs o delegado Anselmo Cruz, responsável pela investigação.

Três veículos foram utilizados pelos criminosos. Segundo a Polícia Civil, os carros foram roubados há dois meses em Criciúma e Içara, no Sul catarinense, e serviram para deixar a refém em movimento. “Os autores desse crime não são aventureiros. Os carros foram preparados para isso, houve um planejamento. É uma equipe organizada e eles tem o plano traçado. Qualquer coisa que é pensada dificuldade o trabalho de quem está investigando”, disse o delegado Yuri Miqueluzzi, que ficou durante às 24 horas de sequestro na companhia dos pais da vítima.

Receba as informações do Ronda em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!

O sequestro

Na madrugada de quarta-feira (23), a menina e o pai foram surpreendidos pelos criminosos ao chegarem em casa após um jogo do Criciúma, pela Série B. “Houve a ação montada para que a menina fosse sequestrada. Os autores previamente trancaram o portão com uma corrente para que quando o pai dela chegasse não conseguisse entrar”, disse o delegado. Segundo a Polícia, não houve agressão física direta, mas o pai da menina reagiu à ação criminosa e foi imobilizado. A ação criminosa durou cerca de 30 segundos.

As exigências

Durante a madrugada de quarta, os criminosos não fizeram contato com a família. Contudo, por volta das 6h, os suspeitos mandaram mensagens pelas redes sociais do pai, com a fotografia de uma carta com ameaças para que o crime não fosse noticiado e para que prisões não fossem realizadas. Além disso, os suspeitos fizeram uma série de exigências, incluindo o pedido de pagamento de resgate no valor de R$11 milhões. Caso a família não cumprisse as exigências no prazo de 72 horas, os sequestradores afirmaram que enviariam aos pais, membros do corpo da criança. Para a liberação da vítima, às 2h desta quinta, não houve pagamento de nenhum valor.

“Durante o dia surgiram diversas motivações, muitas ainda não confirmadas, envolvendo empresas da família. O que tem se configurado mais forte é que os criminosos tentaram conseguir dinheiro”, disse o delegado.

Na tarde de quarta, um advogado criminalista se apresentou informando que poderia colaborar com a libertação da menina. Horas depois ela foi deixada em uma rodovia com as mãos e pés amarrados e com os olhos vendados. “Felizmente houve um bom desfecho. Ela não sofreu agressão física e foram utilizadas fitas lacres nos pés e nas mãos. Ela sofreu ameaça de morte, mas tenho que destacar aqui, que ela apresentou uma firmeza e serenidade impressionantes. O pai tinha dito que ela tinha uma grande maturidade e ela mostrou isso”, destacou o delegado Anselmo.

Prisão

Na tarde de quarta, a Polícia Civil prendeu um jovem de 22 anos, com antecedentes por tráfico de drogas. O suspeito teve ligação direta com o sequestro. “Ele não tinha informações sobre a localização da refém. Percebemos no grupo uma compartimentação da informação”, explicou o delegado Anselmo Cruz. Com a compartimentação das informações, cada envolvido sabe apenas uma parte do crime, o que de acordo com a Polícia Civil, dificulta as investigações.

Ao final da coletiva, os presentes saudaram o trabalho dos profissionais de segurança pública que atuaram no caso com uma salva de palmas.

Imobiliária Fabiano Santos 137876

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br