O que já era esperado no cenário nacional politicamente e vinha ganhando força se comprovou nesta terça-feira (2). Pelas suas redes sociais o ex-ministro e ex-juiz Sérgio Moro que retornou ao Brasil no último final de semana, anunciou o ato de filiação ao Podemos para o próximo dia 10 de novembro. Moro que chegou a trabalhar ao lado de Bolsonaro hoje é considerado um desafeto do Presidente, e sua filiação vem carregada de expectativas para uma possível candidatura na corrida presidencial de 2022.
O anúncio de Moro, no entanto, deve sacudir a poeira e fazer muitos pés e mãos formigarem, principalmente de políticos com mandato em mãos e que sempre foram ferrenhos defensores de Bolsonaro e hoje estão filiados ao Podemos. Um exemplo disso, é o do vereador Altair Rossatto, (dentinho) do Podemos de Xanxerê. Pretenso candidato à deputado estadual pelo seu partido e ferrenho defensor do Presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o político xanxerense agora se vê entre a cruz e a espada. Diante de uma difícil decisão a ser tomada, entre o sonho de alcançar voos ainda mais altos na política e seguir trabalhando e representando o povo xanxerense, se mantendo firme de acordo com as ideologias partidárias ou pular do barco e seguir “surfando na onda Bolsonaro”!
Ainda na tarde deste feriado de finados, poucas horas após o anúncio de Moro, e dando tempo para que o vereador pudesse digerir pouco mais as informações, a reportagem do Ronda, entrou em contato telefônico com o vereador para falar sobre o assunto.
Confira abaixo a transcrição da conversa:
Ronda: – Vereador, você sempre foi antes mesmo de ser eleito, ferrenho defensor de Bolsonaro, que se pré-candidata às eleições de 2022. Nesta terça-feira (2), o ex-ministro e ex-juiz Sérgio Moro, desafeto de Bolsonaro anunciou o ato de filiação ao seu partido (Podemos), e deverá ser lançado também como candidato à Presidente pelo seu partido. Diante do exposto, como fica ou qual será a postura do Vereador Dentinho. Mudar a bandeira e passará a defender Moro ou abandona o barco e acompanhará a “onda Bolsonaro”?
Dentinho: – Não muda nada. Continuo sendo Bolsonaro! Moro simplesmente foi um juiz que fez um ótimo trabalho frente a lava jato, mas que como ministro da justiça não mostrou a que veio…. Se nem a pasta qual foi delegada não conduziu com os resultados que o povo esperava. Para ser presidente precisa mostrar como parlamentar, como prefeito, governador ou outro cargo qual possa mostrar sua capacidade de administrar.
Ronda: – Mas vereador, essa sua postura, “continuo sendo Bolsonaro”, não poderá atrapalhar suas pretensões de concorrer a deputado estadual?
Dentinho: – Acredito que não…. Pois meu objetivo é seguir ajudando o povo de Xanxerê, não é um detalhe que fará com que eu desista!
Ronda: – Certo, mas vereador, você sabe que politicamente as definições e determinações ocorrem em efeito cascata, ou seja, de cima para baixo. Já chegou a pensar, caso isso ocorra quais rumos politicamente deverá seguir?
Dentinho: – Muito prematuro. Deixa rolar! Por hora, vou continuar fazendo o meu trabalho e lá em maio do ano que vem a decisão será tomada.