A noite era de gala e de muita expectativa para a população xanxerense, afinal de contas, nela seria conhecidas as soberanas que representarão o município na EXPOFEMI 2024. O clima de entusiasmo tomou conta de muitas pessoas e claro aos envolvidos na organização do evento o objetivo era assegurar um evento de grande sucesso e que contentasse a todos. Mas não foi bem isso que se viu!
Receba as informações do Ronda em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!
A missão certamente não foi fácil ao corpo julgador das candidatas que buscavam o título de rainha e princesa da EXPOFEMI 2024, afinal de contas as nove candidatas esbanjaram beleza e simpatia na passarela, algumas até certo “nervosismo durante sua fala”, mas nada que tirasse o brilho individual de cada uma das concorrentes.
Certamente quem prestou atenção nas candidatas que lá estavam para a disputa, percebeu que Xanxerê está “fugindo dos padrões tradicionais de beleza”, que por muito tempo se pregou, onde soberanas e modelos deveriam ter certa estatura e preencher determinados requisitos de peso entre outros. E a prova disso se deu também na escolha das soberanas, que comprova mais uma vez, Xanxerê dando um passo à frente demonstrando que há muito mais a ser visto, mostrado e avaliado do que meramente um “corpo escultural ou magrinho”.
Uma inovação interessante neste ano para o baile de escolha das soberanas, foi uma transmissão “casada” envolvendo boa parte dos veículos de comunicação da cidade. Apesar da inovação, para os internautas que acompanharam o trabalho, chamou a atenção e sentiram falta de ver “mais profissionais envolvidos” mostrando efetivamente a representatividade de todos os canais de comunicação que abraçaram a ideia. Mas claro, isso tudo é algo a ser pensado e aprimorado para um próximo evento ou trabalho.
O que ocorreu por trás das lentes e das câmeras é que chamou a atenção e pegou ou pesou de forma “negativa” no evento de escolha das soberanas da EXPOFEMI 2024. Muitos dos críticos de plantão que lá estavam presentes saíram até com o jargão MAL PRA CARAI… aprimorando MAL PRA GARAY.
Afinal de contas, todos ao tomar ciência de que neste ano uma empresa havia sido contratada por meio de processo licitatório para trabalha toda a “decoração do Clube Xanxerense” (local de realização do evento), ao chegar no espaço ficaram um tanto quanto frustrados, por perceber a falta de decoração do ambiente e espaço que sempre foi vista em anos anteriores.
Neste ano, apenas uma simples toalha, pratos, e arranjo de flores foi posta sobre as mesas, deixando de lado o glamour que a festa merece. Muitos inclusive criticaram o fato, da própria Prefeitura não ter se responsabilizado pela decoração como em anos anteriores.
O que também foi sentido falta é a presença de outras autoridades e figurões políticos como sempre se viu. Neste ano poucos foram os empresários presentes, assim como nenhum prefeito da região e parlamentares (deputados), compareceram para abrilhantar o evento.
Toda população xanxerense queria obviamente ver as candidatas e saber quem seria eleita Rainha e Princesas da EXPOFEMI 2024, ter imagens, depoimentos, entrevistas de forma diferenciada como sempre esteve acostumado a acompanhar, mas neste ano a empresa responsável pela organização do Baile de Escolha das Soberanas da feira, pisou e feio na bola com a imprensa local.
Em todos os anos anteriores, os profissionais da imprensa sempre tiveram um espaço (mesas) destinadas para si, em locais reservados junto as demais autoridades e convidados, para que deste modo pudesse facilitar a realização de seu trabalho, bem como prestigiar o evento. Ocorre que neste ano, os profissionais da imprensa foram literalmente excluídos. A grosso modo jogados para um “chiqueirinho”, longe de tudo e de todos, dificultando e muito a realização de seu trabalho.
Outro fato que pesou de forma negativa e foi motivo de críticas das cerca de 400 pessoas que estiveram presente no evento, foi a falta de garçom para atender a demanda dos presentes. A cada pouco quem estava no grande salão tinha que se levantar ou erguer o braço para ficar chamando a atenção dos garçons que ali estavam. Já os excluídos da imprensa precisavam subir e descer escadas para gentilmente convidar e lembrar aos garçons que eles também poderiam passar no espaço dos excluídos para vender bebida aos profissionais que lá estavam e como todos os demais tiveram sede!
Quem ficou feito um peixe fora d’água também foi o nobre vereador Cabo Oliveira. O DESPRESIDENTE do Legislativo Xanxerense, até buscou vestir seu melhor terno e gravata, mas nem posou para a foto. No protocolo foi mencionado, porém para os discursos se quer foi chamado, e no salão ficou literalmente isolado.
Por muito tempo, enquanto todos confraternizavam e conversavam alegres e sorridentes (para manter a pose), Oliveira ficou sozinho em sua mesa. E apesar de estar posto em uma mesa logo na entrada do salão, ninguém se juntou a ele.
Cansado de esperar sozinho ter alguém para conversar e buscar ser notado, Oliveira então buscou se aproximar da mesa onde estava os vereadores Sidão e Evandro Berto, para então ter minimamente “uma noite sociável”.
Apesar do evento ser de festa, as investidas e “assedio” foi perceptível para cima do vereador Sidão.
Com seu jeito simples de ser, Sidão adentrou ao salão do Clube Xanxerense e logo foi convidado por seu colega de trabalho, vereador Evandro Berto a se juntar na mesa, onde entre risos, foi possível perceber Berto “estendendo a mão amiga” ao petista. Há quem diga, que Berto ao retornar para a Câmara a partir deste mês de setembro irá de todas as formas buscar se aproximar dos vereadores petistas, para tentar convence-los a votarem favoráveis ao projeto que prevê o aumento do número de vereadores.