Assim como os furtos de veículos têm se tornado algo quase que rotineiro em Xanxerê, as ocorrências de arrombamentos e furtos tanto em empresas quanto em residência seguem a mesma tendência. No caso dos furtos de veículos, após nota divulgada pelo Ronda Policial, na qual a Polícia Civil solicita para que as vítimas de imediato comuniquem o fato e registrem à ocorrência junto à Delegacia e não só na Polícia Militar, este tipo de situação passou a ser “vista com outros olhos” e divulgados os casos atendidos pela PM, para que a população possa auxiliar também na recuperação dos carros, o que antes só era informado (por parte da PM), quando os carros eram localizados ou recuperados.
Outro fato que chama a atenção da reportagem do Ronda Policial, é os constantes casos de arrombamentos e furtos em residência, um delito muitas vezes encarado como pequeno, porém que causa uma série de problemas para as vítimas além dos prejuízos financeiros, que no entanto nada é informado à população, para que possa ficar mais atenta e logo evitar que o cidadão de bem, acabe respondendo por receptação sem nem saber de nada.
O mais recente caso que chegou ao conhecimento do Ronda Policial, é o de uma moradora do Bairro Nossa Senhora de Lourdes, que saiu no início da noite e ao retornar para casa por volta das 22h50, encontrou a grade e janela da sua residência arrombada. O imóvel totalmente revirado, além de ter sido levado dois televisores um videogame PlayStation 3, uma Balestra 50 lbs e dois anéis de ouro além de mais de R$ 100 em espécie além de documentos. A PM foi acionada, e fez o registro da ocorrência cerca de uma hora depois do ocorrido, conforme protocolo de registro ao qual o Ronda Policial teve acesso. No total prejuízo a vítima buscou auxílio do Ronda Policial para relatar o ocorrido e pedir ajuda da comunidade de modo geral, para que mesmo diante do não repasse ou divulgação do caso por parte da PM, quem tiver qualquer informação que possa levar a localização dos bens que as repassem.