Acompanhar as sessões da Câmara de Vereadores de Xanxerê ultimamente tem se tornado cada vez mais entediante! Talvez pela falta de conteúdo ou preparo por parte de “alguns” dos nobres parlamentares xanxereenses, é que a população pouco comparece ou assiste pelas plataformas de transmissão ao vivo.
Literalmente ao longo dos meses que se passaram o que pode ser visto é sempre “mais do mesmo – bla bla bla”. Quando não é picuinhas político-partidárias é vereador querendo mostrar ter o rei na barriga e medir uma queda de braços com seu colega. Muito embora não faltam “bozo para jogar confetes”, o que se percebe, é alguns dos nobres vangloriar que viajou e trouxe isso aquilo e aquele outro para o município, e esquecem que a verdadeira função do vereador não é viajar para voltar contando vantagens, mas sim estudar e elaborar projetos de leis que visam melhorar a condição de vida da população.
Já ao executivo (prefeito e vice), a esses sim, é dever e função além de colocar em prática as ações, ter que administrar os recursos públicos e ir em busca de mais recursos seja no governo estadual ou federal e estas ações e viagens devem ser “fiscalizadas e não acompanhadas” pelos parlamentares.
Para clarear o entendimento dos leigos ou desinformados. Na sessão da segunda-feira (13), por exemplo, o Pe Louro viu um grupo de dança procurar auxilio dos vereadores pedindo ajuda para o custeio de R$ 10 mil para viagem a Joinville onde o grupo foi classificado para participar do maior festival de dança do mundo. E pasmem! Ao invés de ser proposto a elaboração imediata de um projeto para devolução ou repasse de orçamento para o município afim de auxiliar o grupo na viagem, o que se ouviu foi proposta de “fazer vaquinha”. Enquanto isso, a Prefeita Clori de Ipuaçu se comprometeu a pagar as despesas do grupo de dança para que façam uso do nome de Ipuaçu ao invés de Xanxerê e isso tudo pois há “alguns alunos” de Ipuaçu que integram o grupo.