A Polícia Federal anunciou, nesta terça-feira (10), a prisão do líder de uma facção criminosa que atua na Serra Gaúcha. O criminoso, considerado um dos mais procurados na região, foi localizado em um apartamento em Copacabana, bairro carioca conhecido. Apesar de a identidade e a facção não terem sido divulgadas, a PF destacou sua posição como um dos delinquentes mais buscados pelas forças de segurança locais.
O preso é classificado como altamente perigoso e já cumpria pena de 30 anos por três homicídios duplamente qualificados e uma tentativa de homicídio duplamente qualificado em Caxias do Sul. Além disso, enfrenta mais cinco processos criminais, incluindo homicídios, tentativas de homicídio, evasão de presídio, posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, tráfico de drogas, associação para o tráfico, corrupção ativa e favorecimento real.
Em 2020, o criminoso havia sido beneficiado com a progressão de regime para o semiaberto, utilizando tornozeleira eletrônica. No entanto, pouco tempo depois, rompeu o dispositivo e fugiu. A prisão foi possível graças a um eficiente intercâmbio de informações entre as polícias Federal e Civil e a Brigada Militar do Rio Grande do Sul.
O capturado, que estava utilizando identidade falsa, será encaminhado ao sistema penitenciário do Rio de Janeiro após a conclusão dos procedimentos legais.