Ferragem Xanxerê 216950
01/12/2022 às 16:21
Visualizações: 25674

Jogo do Poder – Os interesses do PT para eleição da Presidência da Câmara de Xanxerê

Morde & Assopra
Por: Flavio Carvalho
Câmara de Vereadores de Xanxerê 230716

As trocas de favores e gentilezas sempre foram fator preponderante para a manutenção de acordos e alianças políticas em todas as esferas governamentais, e não seria diferente em Xanxerê!

Nesse “jogo do poder”, ainda em 2020 logo após as eleições municipais daquele ano, ficou acordado que o PT estaria jogando na oposição ao então prefeito eleito Oscar Martarello (PSDB). Deste modo, para compor a maioria na Câmara e “ditar as regras”, foi ofertado ao PT, na figura do vereador Sidão, a possibilidade de ser eleito vice-presidente para 2021, e que o então presidente eleito Serginho Nunes, iria abdicar do cargo para que Sidão neste então assumiu a presidência.

Receba as informações do Ronda Policial em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!

Nesse vai e vem, pelo acordo previamente firmado, Dentinho seria eleito presidente para 2023, com Cabo Oliveira de vice, no entanto o  embate de nível nacional com discursos acalorados entre os petistas e Dentinho, ferrenho defensor de Bolsonaro, acaba rechaçando a possibilidade do vereador bolsonarista ter os votos dos dois vereadores do PT, obtendo assim a maioria de votos para a presidência.

Nesse rolo todo, muitos balões de ensaio já foram soltos pelos corredores do legislativo. Muito ti-ti-ti pra lá e pra cá são ouvidos. Mas de certo mesmo, é que o PT até que se prove o contrário, está decidido a não votar em Dentinho, pouco também por medo de que os cargos hoje ocupados pelo PT sejam exonerados para alocar outras pessoas.

Arnaldo como mediador

Arnaldo Lovatel (como já dito em outras oportunidades) é quem tem a missão de apaziguar a situação e atrair a bancada petista para os lados da base do prefeito na Câmara, e para isso, nenhuma opção é descartada. Até mesmo o atual presidente Sidão, tem buscado encontrar alguma brecha jurídica, que possa permitir ele se candidar a presidente novamente, onde há quem diga que Evandro Saibo (MDB) seria a primeira opção para compor como vice. E em últimos casos a vaga seria ofertada para Cabo Oliveira.

Entretanto, a pretensão de Sidão em se manter no poder, esbarra na Lei Orgânica, onde em seu Art. 20, § 1º expressa: O mandato da Mesa será de um ano, vedada a recondução ao mesmo cargo na eleição imediata subseqüente, na mesma legislatura.

Serginho encurralado

E nessa queda de braços, quem se vê encurralado é Serginho Nunes, que deverá escolher se permanecerá com o Mestre dos Magos como seu fiel escudeiro e conselheiro. Hoje ele ocupa uma função que ao menos no nome, ou no papel, “deveria atender a todos os vereadores”. Será que Serginho seguira com o Mestre? ou irá optar por outro nome para sua assessoria pessoal e direta!

Sede própria da Câmara de Xanxerê custará mais de R$ 6 milhões

É unanime a opinião dos vereadores de Xanxerê a importância de o legislativo municipal ter sua sede própria. Tanto é, que o projeto para a construção da mesma já foi aprovado restando agora apenas aprovar o projeto elétrico da obra para que a mesma possa ser licitada. Por hora, o projeto da obra está cotado em mais de R$ 6 milhões.

E o dinheiro todos estão carecas de saber de onde vem! – Claro! Do contribuinte, do bolso da população.

Detalhe, é que todo mundo sabe muito bem, como as obras públicas funcionam – são poucas para não dizer nenhuma, entregues dentro do prazo e sem que haja um aditivo para execução e conclusão dos trabalhos. Então não se surpreendam com as cifras finais!

Bem, mas além do valor para construção do que alguns já chamam de “babilônia”, existem outros pontos que chama a atenção, por exemplo:

  • A plenária atual da Câmara de Vereadores tem capacidade para pouco mais de 100 pessoas sentadas, e poucas foram as vezes (dá pra contar nos dedos), as vezes que o espaço atingiu sua lotação máxima. De modo geral no tido popular dá meia-dúzia de gato pingado em cada sessão. Pelo novo projeto a capacidade da nova plenária será ampliado de forma considerável pensando em tornar o local um anfiteatro.

Mas há tantos eventos assim na cidade?

  • Atualmente, Xanxerê conta com nove gabinetes, sendo um para cada vereador e mais a presidência. Pelo projeto da nova sede, esse número será ampliado para 15, e há quem diga que já se tem ideia de aumentar para 13 o número de cadeiras no legislativo para o próximo mandato, ou seja, para as próximas eleições (claro que isso precisa ser aprovado em projeto pelos atuais vereadores).
Câmara de Vereadores de Xanxerê 230716

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br