Apesar do brasileiro por si só ser um povo desiludido com a política, sempre é bom estarmos atentos ao que vereadores e prefeitos estão fazendo. Como estão administrando e investindo o dinheiro público arrecadado com os impostos pagos por toda a população. Em Xanxerê, a cada sessão da Câmara de Vereadores entre mordidas e assopros, o Pe Louro percebe a clara divisão existente, onde situação e oposição travam suas quedas de braços diárias, procurando na medida do possível manter a “harmonia e respeito”.
Na sessão da segunda-feira (5), este “morde e assopra” novamente pode ser visto. Chamou a atenção especialmente a fala do vereador Alessandro Antoniolli (PT), que trouxe à tona, alguns dados que apesar de ser já de conhecimento de muitos, ninguém até então se atreve a falar ou tocar no assunto, o investimento de mídia e campanhas publicitárias realizadas pela Prefeitura de Xanxerê.
De acordo com o petista, ainda no mês de fevereiro, ele apresentou um requerimento, solicitando informações à Prefeitura quanto a destinação de recursos do governo municipal em campanhas publicitárias. De acordo com Alessandro, o pedido se deu em virtude de denúncias já ocorridas em tempos passados onde um órgão de imprensa estaria sendo beneficiado de forma diferenciada com relação aos demais.
Ao receber a resposta ao requerimento o vereador ficou surpreso, pois entre os itens está investimento em televisão estadual e de Chapecó que totalizaram somente no mês de fevereiro quase R$ 23 mil. Ao falar em emissora de rádio, três são as emissoras apontadas com destinação de recursos por parte do governo municipal, sendo que apenas uma única emissora recebeu mais de R$ 16,6 mil apenas no mês de fevereiro, um valor três vezes maior do que a soma de investimentos realizados em outras duas emissoras. Já no segmento digital, um único portal de notícias recebeu mais de 51% de todo o valor destinado a campanhas de mídia online, enquanto outros quatro veículos de comunicação que atuam no mesmo segmento durante o mês de fevereiro não foram contemplados com nenhum investimento. Já a plataforma de mídia social facebook sozinha recebeu sozinha 12% a mais de investimento com impulsionamentos, do que a soma de todo o recurso investido e direcionado aos veículos de comunicação local que atuam na plataforma digital e também divulgam (sem link patrocinado) nas mídias sociais (facebook, instragram e whatsapp).
Ao término de sua fala, Alessandro questionou: Qual o objetivo que as ações de marketing e mídia tem? Informar a população do que está acontecendo, ou distribuir dinheiro para amigos?
Com a palavra quem assina o cheque….