Depois de ter recebido denúncias e reclamações de mães de crianças que apontaram demora e falta de atendimento junto ao Hospital Regional São Paulo de Xanxerê, o Ronda Policial buscou contato com a assessoria da instituição que por meio de nota emitiu o seu parecer a cerca do caso.
Nota à imprensa
Referente à reclamação sobre a demora no atendimento no setor de Emergência, publicada pelo Portal Ronda Policial na terça-feira (11), o Hospital Regional São Paulo – ASSEC, de Xanxerê, frisa que o atendimento no setor em questão segue priorizando casos emergenciais, a partir do protocolo de classificação de risco já divulgado à comunidade. Na data citada pela mãe, terça-feira, foram atendidos pacientes vítimas de acidentes graves, como colisões de trânsito e acidente de trabalho. Essas situações demandam mais tempo e dedicação da equipe.
Devido à alta demanda de pacientes que procuram a Emergência, solicitamos que a população, dentro do possível, nos casos de menor complexidade, procure primeiro o atendimento na Unidade de Saúde mais próxima e/ou no Pronto Atendimento 24 Horas da prefeitura. Salientamos ainda que apesar da alta demanda, todos os pacientes que procurarem atendimento da Emergência do HRSP serão atendidos.
Quanto à reclamação da segunda mãe, de ter recebido apenas um medicamento, o HRSP salienta que a conduta referente ao tratamento do paciente é de responsabilidade única e exclusiva do profissional médico que fez o atendimento do paciente.
Já referente à declaração que comprova o atendimento, citada por uma das mães, o hospital ressalta que o documento é fornecido ao paciente, ou responsável, pelo período de permanência em atendimento dentro da unidade hospitalar. O hospital não pode declarar o tempo de percurso até o trabalho, pois não é de sua competência.
Relembre a matéria do referido caso