No dia 17 de Julho de 1945, Joseph Stalin, Winston Churchill e Harry Truman (os três grandes líderes Aliados da Segunda Guerra Mundial) se reuniram em Potsdam, na Alemanha, para decidir o futuro da Europa no pós-guerra. A Conferência de Potsdam ocorreu perto de Berlim, entre 17 de julho e 2 de agosto de 1945. Os participantes foram os vitoriosos aliados da Segunda Guerra Mundial, que se juntaram para decidir como administrar a Alemanha, que se tinha rendido incondicionalmente nove semanas antes, no dia 8 de Maio, Dia da Vitória na Europa. Os objetivos da conferência incluíram igualmente o estabelecimento da ordem pós-guerra, assuntos relacionados com tratados de paz e contornar os efeitos da guerra.
Os países representados nessa reunião eram:
– União Soviética: representada por Josef Stalin, que chegou à conferência com um dia de atraso, justificando-se com “assuntos oficiais” que requereram a sua atenção, embora seja possível que, na realidade, Stalin tenha tido problemas cardiovasculares;
– Reino Unido: representado por Winston Churchill e posteriormente Clement Attlee. Os resultados das eleições britânicas foram conhecidos durante a conferência. Como resultado da vitória do Partido Trabalhista sobre o Partido Conservador, o cargo de primeiro-ministro mudou de mãos.
– Estados Unidos: representados por Harry Truman. Stalin sugeriu que Truman fosse o único chefe de estado presente na conferência, sugestão que foi aceita por Churchill.
180 — Doze habitantes de Scillium, na Numídia (Norte de África), são executados por serem cristãos. É a primeira vez que há relatos sobre cristãos nessa região.
1048 — Dâmaso II é eleito papa.
1099 — Primeira Cruzada: terceiro dia do massacre da população muçulmana de Jerusalém, conquistada dois antes pelos cruzados.
1203 — Tropas da venezianas da Quarta Cruzada entram em Constantinopla. O imperador bizantino Aleixo III abandona a cidade e refugia-se em Adrianópolis.
1381 — Terceira guerra fernandina: a armada portuguesa sofre uma pesada e decisiva derrota frente à armada castelhana na Batalha de Saltes, travada perto de Huelva.
1402 — Yongle sobe ao trono do Império Chinês,tornando-se o terceiro imperador Ming.
1955 – França usa tanques para pôr fim a violenta revolta em Casablanca, no Marrocos francês.
1955 – Inaugurada a Disneylândia, na Califórnia.
1963 – Rebeldes armados infiltraram-se na Guiné-Bissau e controlam cerca de 15% do território da colônia.
1964 – Morre no Riode Janeiro, aos 56 anos, o arquiteto Marcelo Roberto.
1976 – Iniciam-se os Jogos Olímpicos em Montreal.
1980 – O senador José Sarney é eleito para a Academia Brasileira de Letras.
1981 – Pela primeira vez em sete anos, aviões israelenses bombardeiam Beirute, a capital do Líbano.
1996 – Um Jumbo da companhia aérea americana TWA explode quando sobrevoava o oceano Atlântico, logo após a decolagem, com 230 pessoas a bordo.
1998 – ONU funda o Tribunal Penal Internacional, destinado a julgar genocídios, crimes de guerra ou crimes contra a humanidade.
2001 – O governo americano nomeia Donna Hrinak como embaixadora no Brasil.
2003 – Justiça embarga bens da atriz e diretora de cinema Norma Bengell, em razão das irregularidades na prestação de contas do filme “O Guarani” (1996), financiado com recursos do Ministério da Cultura.