Com 26 pontos, o Grêmio é o terceiro colocado do Brasileirão, atrás do Flamengo pelos critérios de saldo de gols. A equipe tem quatro derrotas, três delas para times que estão no G5. A outra derrota foi contra o Cruzeiro, ainda na 2ª rodada do campeonato. O time treinado por Renato Portaluppi ainda não enfrentou o Fluminense, que está em 4º. O duelo contra os cariocas acontece apenas na 19ª rodada.
Receba as informações do Ronda em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!
A derrota para o Botafogo em casa, no último domingo, deixou o Grêmio mais longe do líder, apesar da boa campanha até aqui. A diferença agora subiu para 10 pontos, mas podia ser menor se o time treinado por Renato Portaluppi tivesse tido um rendimento melhor contra os primeiros colocados do Brasileirão 2023.
Foram cinco jogos e apenas dois pontos conquistados entre os 15 possíveis. É esse o desempenho do Grêmio contra os times da parte de cima da tabela, se contarmos do Botafogo até o Fortaleza, 7º colocado na tabela.
Além da derrota do último domingo, o Tricolor sofreu duas goleadas fora de casa, para Flamengo (3 a 0) e Palmeiras (4 a 1). Em casa, com o apoio da torcida, o Grêmio deixou quatro pontos pelo caminho, com os empates contra Fortaleza, em 0 a 0, e bragantino quando tomou o terceiro gol já no final da partida. Mas, afinal, o que acontece com equipe gaúcha quando enfrenta adversários mais fortes?
Os jogos têm contextos diferentes, analisou o jornalista esportivo da Rádio Guaíba, Carlos Guimarães. Para ele, o Grêmio se divide em dois momentos na competição e que vem melhorando após a modificação do esquema de jogo com 3 zagueiros. “São partidas antes do Renato encontrar a solidez do novo sistema (de 3 zagueiros)”, frisou referindo-se aos jogos contra Bragantino e Fortaleza. Depois disso, para ele, o Grêmio jogou bem, mas pecou nas finalizações. “Contra o Botafogo e Flamengo, o Grêmio jogou bem.”