A Prefeitura de Bom Jesus, em apoio ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), orienta todos os munícipes para que recebam os recenseadores do IBGE e respondam corretamente ao questionário do Censo. A participação da população é fundamental para o levantamento dos dados socioeconômicos e para o planejamento eficaz de políticas públicas, a aplicação do questionário não dura mais de 15 minutos e respondê-lo.
O Censo começou ainda no dia primeiro de agosto de 2022, e até o momento ainda mais de 400 pessoas não responderam ao questionário.
É por meio da resposta ao questionário do Censo que se tem acesso a importantes números sobre os municípios. Além da contagem populacional, a pesquisa traz informações sobre condições de vida, emprego, renda, saúde, educação e distribuição de renda.
E se tratando de renda, a distribuição das transferências da União para estados e municípios, que tem impacto significativo nos orçamentos públicos, é feita levando em consideração os dados fornecidos pelo IBGE. Assim como as transferências e recursos para a administração de programas sociais e identificação de áreas de investimento prioritário em saúde, educação, habitação, transportes, e vários outros programas de assistência social.
De acordo com o secretário de saúde de Bom Jesus, Valdemir de Mello, quem ainda não respondeu ao questionário em Bom Jesus, deve procurar o mais breve possível a administração municipal ou até mesmo a unidade de saúde do município.
Cabe destacar ainda, que quem se recusar a respondera pesquisa do IBGE estará sujeito a multa de até dez vezes o salário mínimo vigente no país – R$ 1.302,00 – O valor pode ser dobrado caso o cidadão for reincidente.