Ainda na última sexta-feira (31), a Gerência Regional de Saúde de Xanxerê na pessoa do Gerente Uilian Cavalheiro e também a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica do Estado Daniela Volpatto convocaram uma coletiva de imprensa para trazer mais detalhes sobre os casos constatados de Gripe por H1N1 em Xanxerê. Durante a conversa o Gerente de Saúde, destacou que os casos existem e por esse motivo inclusive é que o Ministério da Saúde disponibiliza todos os anos campanhas de vacinação, contudo os casos existentes em Xanxerê não foram notificados pois os pacientes não teriam apresentados todos os sintomas necessários para que houvesse a necessidade de internação e acompanhamento médico bem como vigilância por parte da vigilância epidemiológica.
Ouça o que disse o Gerente de Saúde Uilian Cavalheiro
Já a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Gerencia Regional de Saúde de Xanxerê, Daniela Volpatto, destaca que o vírus da gripe seja H1N1 ou sendo eles considerados casos leves onde a própria gripa H1N1 ou H2N3 circulam e são considerados sazonal, mas o que a vigilância monitora são os casos graves de gripe, para que as ações de saúde pública possam ser tomadas para o próximo ano. E esses casos registrados já eram esperados.
Ouça o que diz a enfermeira
Tanto o Gerente Uilian Cavalheiro quanto a Enfermeira Daniela, salientam que não há motivo para preocupação e pânico por parte da população pois a situação está dentro de uma normalidade e o objetivo do trabalho realizado é evitar que casos graves ocorram.
Ouça o que ambos afirmam
Eles ainda salientam que não se faz necessário por parte da população a qualquer sintoma de resfriado ou gripe estar realizando os testes laboratoriais. Mas sim buscar orientação e avaliação médica.
Imagem meramente ilustrativa