A Meta, dona do Instagram, Facebook, Threads e WhatsApp, anunciou ainda em agosto do ano passado que iria suspender a plataforma associada à rede social Instagram que permite a criação de filtros por usuários e marcas. A medida entrou em vigor nesta terça-feira (14).
O fim dos filtros se deve à desativação da plataforma Meta Spark, utilizada por cerca de 600 mil desenvolvedores em 190 países para criar e publicar efeitos nas redes sociais da companhia. Com a mudança, apenas os filtros próprios da Meta, como os cerca de 160 já desenvolvidos pela empresa, seguirão disponíveis.
Receba as informações do Ronda em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!
A Meta disse que a decisão é parte de uma estratégia para concentrar esforços em tecnologias como óculos de realidade aumentada e expansão da inteligência artificial em suas plataformas. Embora conteúdos antigos que utilizem filtros de terceiros não sejam afetados, novos efeitos desenvolvidos por criadores não poderão mais ser acessados.
A medida deverá modificar a produção de conteúdo na rede social, uma vez que o recurso de criação por usuários, criado em 2017, é utilizado na produção de reels e stories.