Nos dias 30 e 31 de julho, a FCDX – Fraternidade Cristã da Pessoa com Deficiência de Xanxerê em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte Cultura e Lazer de Xanxerê, estará promovendo um curso de Bocha Paraolímpica.
O paradesporto está dentro dos objetivos de ampliação de atividades da FCDX, pois são inúmeros os benefícios da prática esportiva para a pessoa com deficiência, dentre eles podemos destacar o desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e sensoriais, além da melhora do equilíbrio e da função cardiovascular, proporcionando autonomia funcional. Além dos fatores físicos a pratica esportiva favorece a elevação da autoestima, reintegração social e bem estar emocional.
O paradesporto traz uma perspectiva que vai além do movimento pelo movimento. Uma visão do potencial transformador e educacional que a prática esportiva pode proporcionar na vida das pessoas com deficiência.
A bocha adaptada é uma atividade que tem crescido entre esse público. O esporte é uma modalidade paraolímpica e pode ser praticado por pessoas com graus avançados de deficiência.
Ela é similar a bocha convencional, ou seja, o jogador tem como objetivo encostar o maior número de bolas na bola alvo.
A bocha adaptada foi criado inicialmente para atender as pessoas com encefalopatia crônica, conhecido como paralisia cerebral (PC) severas com alto grau de comprometimento motor nos quatro membros e que se utilizava de cadeira de rodas. Atualmente outras pessoas com deficiência também podem competir, desde que inseridas na mesma classe no grau da deficiência, como por exemplo: distrofia muscular progressiva, acidente vascular cerebral, disfunção motora progressiva, entre outras.
O jogador, conforme descreve as regras, é dividido por classes de acordo com o grau de comprometimento motor ou limitação, sendo que em cada divisão jogam praticantes de ambos os sexos.
O jogo de bocha é uma atividade que pode ser praticada por pessoas de todas as idades e de diferentes tipos de deficiência. Pode ser jogado de forma recreativa, como esporte competitivo, ou como atividade de educação física nos programas escolares. O jogo requer planejamento, estratégia na tentativa de colocar o maior número de bolas próximas da bola-alvo, desenvolvendo e aumentando, entre outras funções, a capacidade viso-motora. Finalmente, a bocha é uma atividade na qual indivíduos com grau de deficiência motora grave podem participar e desenvolver um elevado nível de habilidade. O jogo pode ser facilmente adaptado para permitir que jogadores com limitação funcional usem dispositivos auxiliares, tais como rampas ou calhas e capacetes com ponteira.