Quem acompanha as conjecturas políticas do Pe. Loro notam que algumas promessas feitas ainda não se cumpriram, e alguns movimentos cada dia que passa tornam-se mais evidentes. Ainda durante a campanha de 2020, o município viu ser vendido a imagem que o vice-prefeito de Xanxerê Adenilson Biasus iria para a prefeitura para revolucionar a gestão pública, com sua experiência de mais de 20 anos de assessoria, seria uma grande vitória para o município.
Logo nos primeiros dias acumulou algumas secretarias junto a função de vice-prefeito, e prometia que seu nome seria “economia” porem, passados menos de 4 meses o que se nota é que talvez o vice, esteja perdendo o gás ou o folego, em meio a umas das maiores crises sanitárias já vistas. Sinais podem ser vistos de que esteja prestes a “abandonar o barco”. Nota-se pelo anúncio feito pelo prefeito Martarello, na nomeação de outra servidora para desenvolver as funções da secretaria de administração e finanças.
Ainda vemos, que inúmeras são as visitas que o vice-prefeito tem feito na Amai, como a visita em Ipuaçú ao vice-prefeito Brizola, e ao presidente do MDB Vagner; em Abelardo Luz, visitou o Prefeito Nerci, e o presidente do MDB Alessi; Em Xaxim visitou o Prefeito e o vice Chico Folle e Ideraldo Sorgato; em Vargeão Visitou o prefeito Volmir Felipe e o vice Celso Gubert.
Esse roteiro as demonstra que o objetivo do atual vice-prefeito esteja “criando asas” e tende a abandonar a prefeitura e buscar “voos mais altos”, lançando-se como candidato a Deputado Estadual. Posição essa que relembra o prefeito de São Paulo, João Doria quando nem havia esquentado a cadeira de prefeito e já buscou concorrer como governador do Estado. Porém, esse caso tem uma peculiaridade, ao contrário de João Dória que completou seu primeiro ano frente à prefeitura, o atual vice não completou nem 4 meses para iniciar esses movimentos.
Resta saber se esses movimentos continuarão ou não a ocorrer pois somente de salário anual daria por secretário R$ 151.472,23 (cento e cinquenta e um mil quatrocentos e setenta e dois reais e vinte e três centavos). Se as 3 nomeações nas secretarias que eram de responsabilidade do vice forem feitas gerará um acréscimo nos gastos de quase meio milhão ao ano. A posição de economia que seria o marco da administração parece ter dado espaço a uma outra posição em menos de 4 meses, e mais um governo que não consegue manter e cumprir todas as promessas feitas durante a campanha.
Diante destas constatações, a pergunta que resta ainda sem resposta ao Pe Louro é: Estaria faltado folego e abandonando o barco, ou criou asas para voos maiores ?