Marcando as atividades educativas e culturais no mês de agosto, a Câmara Municipal de Xanxerê realiza mais uma homenagem à familiares e amigos do homenageado como Mestre de Grupo de Reis em Xanxerê e que residiu no município por quase 50 anos.
Nascido em 7 de janeiro de 1935 em Sertão (RS), Alindo Polese passou a infância com os pais e mais 7 irmãos. Dominava contas básicas de matemática de cabeça e sempre conviveu e aumentou seu gosto pelo dialeto italiano, graças aos bisavós que vieram da Itália.
Sua trajetória de trabalho iniciou na roça, depois como marceneiro construindo casas e móveis. Aos 23 anos, casou com Leopoldina Gradin Polese, fazendo parte da família, os filhos Silone Terezinha Polese; Estela Maris Fatima Polese e Sidney Polese; três netos e um bisneto.
O casal mudou-se para a comunidade da Cascata S.Manella e depois para o centro de Xanxerê, onde atendia a comunidade com um Bar e Armazém, comercializando produtos inclusive na região.
Como gostava de cozinhar e sempre muito festeiro, durante 40 anos fazia assados no Bar. Foi um dos primeiros integrantes do Clube Cultural, Recreativo e Esportivo 7 de Setembro. Também sempre esteve presente nas festas da Igreja.
Arlindo Polese demonstrou uma grande dedicação com sua família. Gostava de cantar e isso o motivou a ser um dos fundadores do Grupo de Reis em Xanxerê, para levar alegria às casas na época do Natal e ajudar posteriormente com doações para entidades carentes e assistenciais.
Dois dias antes de receber o diploma de reconhecimento como Mestre dos Saberes e Fazeres da Cultura Popular, como Mestre de Grupo de Reis, Arlindo Polese faleceu em 18 de agosto de 2018 aos 83 anos de idade.
A Exposição Mestre Arlindo Polese conta com roupas, documentos, fotos e materiais diversos, e permanecerá na Câmara Municipal até o final de agosto, no horário das 13h às 19h com entrada franca.
AssessCom