As exportações de carne bovina em fevereiro, somando in natura e processadas, atingiram US$ 695,2 milhões e 152,28 mil toneladas. Os números significam uma queda de 29% nas divisas e de 16% em volume no comparativo com o mesmo período do ano passado.
Em fevereiro de 2022, os embarques da proteína para o exterior movimentaram US$ 974,3 milhões em receita cambial. Na ocasião, os envios internacionais totalizaram 181.727 toneladas.
Segundo a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), entidade responsável por divulgar os dados a partir de informações da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), a queda, no entanto, reflete apenas parcialmente a suspensão das exportações de carne bovinos para a China em decorrência do caso de mal da vaca louca identificado no Pará no último dia 22. A instituição avalia que os resultados do embargo poderão ser mais visíveis no balanço de março.
Até o momento, o Brasil não exportou nenhuma tonelada de carne bovina para a China em março. Apesar da constatação de caso atípico no caso de mal da vaca louca, o que não representa risco de contágio para outros animais e seres humanos, os chineses não retomaram as compras. Conforme registro do Canal Rural, o mercado trabalha com a data de 28 de março para o restabelecimento das exportações.
Cotações
ClicRDC