Surgiu em redes sociais um perfil falso de tele entrega de gás. Uma empresa de Seara informou o caso nas últimas horas.
De acordo com o empresário, “muitas vezes, os clientes não tem o contato direto de uma empresa em específico. Ao fazer a pesquisa na internet, encontra justamente esse perfil falso.
Aí iniciam os contatos. O cliente faz o pedido para este suposto entregador; o criminoso pede dados como nome e endereço. Na hora de realizar o pagamento, o estelionatário pede que seja feito o Pix antes da entrega ser feita”.
O cliente, seja na pressa ou confiança, acaba fazendo o Pix. “Após realizar o pagamento, o criminoso entra em contato com a nossa empresa de gás como se ele fosse o cliente; pedindo para entregar um gás em tal endereço e pergunta o nosso Pix para realizar o pagamento. Então ele manda um comprovante de pagamento falso para nós. Embora falso, o comprovante é uma cópia quase perfeita de um documento verdadeiro”.
Então, “o nosso entregador vai na casa em questão, entrega o botijão tudo estaria supostamente normal. Mas quando nós fazemos a contabilidade aqui da empresa, notamos que estão faltando alguns Pix. Aí através de controle e faturamentos, chegamos na pessoa em questão. Eram todos os pedidos da mesma pessoa. Ficamos sabendo que outras empresas que sofreram o mesmo golpe”.
A orientação é para que o cliente não faça transferências antecipadas na hora de comprar o gás. O ideal é pagar o botijão no momento em que o entregador chega na casa, ou seja, no ato de entrega, seja por Pix, Cartão ou outra forma de pagamento.