A eleição para governador de Santa Catarina será decidida no segundo turno entre os candidatos Gelson Merisio (PSD) e Comandante Moisés (PSL). Merísio recebeu 1.121.855 votos, o que representa 31,12% dos votos válidos. Moisés obteve 1.071.404 votos, o que representa 29,72% dos votos válidos.
Oeste representado no Governo de SC
Seja Merisio ou Comandante Moisés, aquele que tiver a preferência do eleitor catarinense no segundo turno das eleições, terá na Casa da Agronômica a representatividade do Oeste de Santa Catarina. Isto, pois, Merisio (PSD) natural de Xaxim e que iniciou sua trajetória política em Xanxerê onde tem partes de seus investimentos (negócios) e vota na cidade de Chapecó. A capital regional do Oeste por sua vez tem também uma filha de sua terra na disputa pelo segundo turno, Daniela Reinehr ex-policial militar, é a vice na chapa do Comandante Moisés (PSL).
Incertezas no palanque político
O segundo turno das eleições em Santa Catarina e no Brasil abrem uma verdadeira indefinição e trás incertezas para o palanque político dos candidatos ao segundo turno. Isso tudo devido a declaração de Merisio nos últimos dias que antecediam o primeiro turno das eleições, onde o candidato declarou voto ao presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), que irá disputar o segundo turno com Fernando Haddad (PT). Ironicamente Bolsonaro tem seu correligionário Comandante Moisés no páreo do segundo turno em Santa Catarina, o que gera incertezas com relação aos apoios que ambos os candidatos (Merisio e Moisés) deverão receber, uma vez que o Partido dos Trabalhadores (PT) que sinalizava uma aliança com Merisio, sofreu um duro golpe ao receber a declaração dele em apoio a Bolsonaro que disputará com o próprio PT a preferência dos brasileiros. Incógnita que paira também sobre partidos que compõe a base de Merisio no primeiro turno, mas rechaçaram o posicionamento do mesmo pró-Bolsonaro. A pergunta que muitos eleitores fazem é: Quem efetivamente representa Bolsonaro em SC?