A Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de Xanxerê (DPCAMI/Fron), vinculada à Polícia Civil de Santa Catarina, anunciou nesta quarta-feira (27) números impressionantes de cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão no período de janeiro deste ano até a presente data, com base em dados oficiais da PCSC.
Durante este período, a DPCAMI executou 24 mandados de prisão e 17 mandados de busca e apreensão, representando um aumento notável de 380% e 466,67%, respectivamente, em comparação com os registros do mesmo intervalo no ano de 2022, quando foram cumpridos apenas 5 mandados de prisão e 3 mandados de busca. A diferença se torna ainda mais significativa quando comparada com o mesmo período de 2021, que registrou o cumprimento de apenas 4 mandados de prisão e 1 mandado de busca.
O Delegado Regional, Dr. Vinícius Buratto Iunes, atribui esses números ao árduo trabalho da equipe da DPCAMI de Xanxerê, que estabeleceu como uma das metas para este ano o aumento desses cumprimentos de ordens judiciais. A unidade atua em casos delicados, como violência doméstica e crimes contra vulneráveis, demandando um esforço contínuo da Polícia Civil.
A conscientização da comunidade para denunciar casos de violência doméstica tem sido fundamental para impulsionar esses números, com destaque para campanhas como o “Agosto Lilás” e a “Operação Shamar”, realizadas nos últimos 60 dias, além do projeto “Mulher Segura”, que amplia a divulgação dos canais de denúncia e registros de ocorrência da PCSC.
O trabalho incansável da DPCAMI de Xanxerê demonstra o comprometimento das autoridades em lidar com questões tão sensíveis, protegendo os mais vulneráveis e buscando a justiça de forma incisiva.