Depois de Xanxerê ter ganhado destaque regional de forma negativa com o depoimento gravado por dois empresários e visitantes da Femi no primeiro final de semana de evento, agora funcionários públicos também apontam reclamações sobre valores cobrados dos ingressos, a retirada da gratuidade no feriado do trabalhador, e a falta de valorização do prefeito e de organizadores da feira que deveria ser um grande marco para o município. O Ronda Policial foi procurado por funcionários públicos de Xanxerê, que alegaram seu total descontentamento para com o modo como o funcionalismo está sendo tratado neste ano em relação à feira. Os relatos apontados por dezenas de servidores de carreira de Xanxerê é de que apenas os “escolhidos” estariam recebendo privilégios neste ano, diferente do que as edições passadas, onde todos eram tratados com igualdade.
“Todos os anos nós que somos funcionários de carreira das mais diversas áreas recebíamos incentivos para poder ir na feira e levar nossa família. A gente podia pegar e comprar nossos ingressos, parcelar com desconto em folha a gente tinha pelo menos o mínimo de valorização, este ano, não temos é nada. Tenho dois filhos, eu e as crianças pagamos meia entrada, logo já dá em torno de R$ 50,00 só de entrada, ai meu marido que faz parte da família paga valor cheio. Lá os valores sempre foram altos para comer qualquer coisa, então estimo que menos de R$ 200 a gente não vai gastar “se formos algum dia”, porque é uma vergonha ai no dia do trabalhador que sempre foi gratuito esse ano tiraram a gratuidade, e nos dias de entrada franca atrações (show) que só por Deus” – comenta a funcionária com mais de 10 anos de carreira no município.
Outro fato que chamou a atenção dos trabalhadores de Xanxerê que foram pegos totalmente de surpresa, foi que historicamente o município sempre efetuava o pagamento dos salários entre os dias 28 e 30 de cada mês. Contudo a exatos 15 meses da nova administração, os pagamentos vinham sendo pagos dia 07 ou 08 de cada mês, mas em abril houve adiantamento dos salários.
“Fiquei realmente espantado quando passei no banco e vi que haviam antecipado o pagamento. Pela primeira vez desde que assumiram a prefeitura pagaram antes do final do mês. Sempre recebíamos assim, depois que assumiram jogaram cerca de 10 dias pra frente pra fazer o pagamento. Ai não entendo, por que antes não podiam ter mantido os pagamentos dessa forma? Pra mim é medo de que ninguém ou pouca gente vá a feira. Até por que nunca vi uma edição tão morta na cidade, única coisa que a gente ouve o pessoal falando e comentando é dos rolos que faze, até com denúncia das contratações já saiu e a feira nem começou”. – Destaca outro funcionário.
Diante de tantas reclamações, resta saber os próximos capítulos da história e aguardar o balanço final dos organizadores para ver se efetivamente os números serão favoráveis ao município ou se haverá mais uma herança aos cofres do município.
Imagem: Redes Sociais