Na tarde da quinta-feira (02), intensos núcleos de instabilidade, avançaram pelo oeste de Santa Catarina, provocando chuva e tempestades, que foram provocadas pela atuação de uma frente fria na Região Sul do Brasil, combinada ao fluxo de uma massa de ar quente e úmida que vem do norte do país. Estas tempestades provocaram danos associados a vendavais e chuvas intensas, com ocorrências de queda de árvores, assim como alagamentos e enxurradas. Destacam-se as ocorrências registradas no município de Passos Maia, onde foram observados dezenas de eucaliptos tombados e torcidos e algumas árvores removidas pela raiz.
Receba as informações do Ronda em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!
Nas imagens do Radar Meteorológico de Chapecó, foram observadas tempestades se aproximando por volta das 15h40. Estas tempestades apresentavam potencial para descargas elétricas, intensas rajadas de vento e queda de granizo, assim como alagamentos e enxurradas, devido a intensidade da chuva em curto período de tempo. Especificamente entre os municípios de Passos Maia e Ponte Serrada, as imagens do radar meteorológico apresentam indicativos de tornado. Na Figura 2a, que apresenta a refletividade observada (dBZ), é possível observar a formação de um gancho na retaguarda da tempestade, característica associada a células de tempestade com potencial para formação de tornados. Ainda, na Figura 2b, que apresenta o campo dos ventos estimados pelo radar, foi observado um padrão de dipolo por volta de 1km de altura. Isto indica que, nas regiões mais próximas da superfície, os ventos estavam com intensidade muito forte e apresentavam rotação. Estas duas imagens apresentam assinaturas clássicas da ocorrência de um tornado.,
Ainda segundo a Defesa Civil, três municípios da regional de Xanxerê registraram danos e alterações por conta das fortes chuvas e ventos.
Em Passos Maia, além da confirmação de passagem de um tornado, equipes da Defesa Civil Municipal trabalham ainda no levantamento dos danos.
Já em Ponte Serrada, há registro de inundação gradual no Centro e Bairro São Sebastião, afetando de forma direta residências e estabelecimentos comerciais.
Em Vargeão, houve registro de vendaval com danos em uma residência na Linha Zanuzzo e queda de árvores na Linha São Roque.