Por meio de nota meteorológica, a Defesa Civil de Santa Catarina confirmou na manhã desta quarta-feira (18), a ocorrência de uma microexplosão em Xanxerê na tarde da terça-feira (17). De acordo com a Defesa Civil, uma microexplosão ocorre quando uma nuvem de tempestade não consegue suportar o volume de água em seu interior e toda essa água cai de uma vez, causando uma forte corrente de vento para baixo da nuvem em direção ao solo, ficando concentrada em uma pequena área, gerando fortes rajadas de ventos. Ainda segundo a Defesa Civil, ao longo da tarde, uma linha de instabilidade se formou na região do Grande Oeste.
As fortes chuvas provocaram novamente alagamentos em diversos pontos de Xanxerê, especialmente na região central da cidade. A força do vento também derrubou a estrutura metálica de um barracão. Apesar das cenas fortes que assustaram moradores, ninguém ficou ferido. Equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Municipal e Estadual estiveram acompanhando a situação, auxiliando e orientando moradores e empresários afetados pela enxurrada e vendaval.
Ao todo, foram distribuídos cerca de 480 metros de lona, sendo que uma empresa e 11 residências foram as mais afetadas e sofreram danos ou avarias causadas pelo mau tempo.