Em nota emitida ainda no final da tarde da terça-feira (30), a Defesa Civil de Santa Catarina apresentou um balanço sobre os danos causados pelo ciclone extratropical que passou pelo estado. Segundo levantamentos feitos pelo órgão, na região Oeste os ventos variaram de 70 a 100 km/h. Em Xanxerê houve destelhamentos, queda de árvores e danos em edificações públicas e privadas. Os bairros afetados foram: Pinheiro, Veneza, São Romero, Vista Alegre, Tonial e Leandro. Nestes locais foram registrados destelhamentos em residências e diversas quedas de árvores e postes, causando falta de energia. No Bairro Pinheiro ocorreu o destelhamento da Escola Monteiro Lobato.
São Domingos – Uma garagem de ônibus, teve parte da estrutura destruída pela força dos ventos, ocasionando danos em ônibus que estava estacionados no local. Registrado ainda destelhamentos em outros pontos do município
Bom Jesus, São Lourenço do Oeste, Galvão, Faxinal dos Guedes, Novo Horizonte e Jupiá – Ocorreu quedas de árvores e destelhamentos de residências pela força do vento.
Xaxim – O bairro mais afetado foi o Santa Terezinha, onde foram registrados destelhamentos em residências e diversas quedas de árvores e postes, causando falta de energia.
Uma nova atualização dos dados deverá ser apresentada pela Defesa Civil nesta quarta-feira (1), com o levantamento completo do número de residências e edificações afetadas pelo temporal.